Conheça um pouco sobre a asma e como evitar pioras | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

27 DE JUNHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça um pouco sobre a asma e como evitar pioras

Substâncias alérgicas e ácaros são vilões para os asmáticos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O inverno chegou e com ele as quedas nas temperaturas se tornam mais frequentes. A mudança da estação também contribui para o agravamento de problemas respiratórios.

Não é à toa que no último sábado (21) foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma. Como a doença não tem cura, ela só pode ser controlada com o cumprimento adequado do tratamento e com restrições aos fatores agravantes.

Origem
A asma é uma doença respiratória que acomete cerca de 250 milhões de pessoas no planeta, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de uma inflamação e estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões), o que torna a respiração muito difícil.

A enfermidade é uma conjugação de fatores genéticos (indivíduos que nascem com uma predisposição à asma) e agentes externos que acentuam a inflamação, como os alérgenos (ver quadro).

Segundo a pneumologista Regina Maria de Carvalho, essas complicações têm início na infância, com maior prevalência em meninos.

Acontece também dos sintomas (tosse, falta de ar e chiado no peito) cessarem durante a adolescência e retornarem na fase adulta, sobretudo nas mulheres.

“Há hipóteses que justificam esse comportamento por conta do crescimento pulmonar e características hormonais”, esclarece.

Diagnóstico e tratamento
Para realizar o diagnóstico, o especialista faz uma análise dos sintomas, mas a confirmação só ocorre após a realização de um exame intitulado espirometria. Por meio dele, é medida a capacidade pulmonar do paciente.

Confirmada a asma, o tratamento é feito com base farmacológica (ver quadro). Quanto a isso, Regina explica que o procedimento deve ser feito sob orientação de um especialista. “A quantidade dos medicamentos deve ser recomendada por um médico’’.

A profissional ressalta ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza a maior parte desses remédios de forma gratuita. ‘‘São facilmente encontrados em policlínicas e nas Farmácias Populares.

Também é possível retirar os medicamentos sem custo por meio dos programas de medicamentos especiais nas Farmácias de Alto Custo. Mais informações no Departamento Regional de Saúde. Informações pelo telefone: 3227-4055.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.