Covid-19 pode desencadear outras doenças | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

22 DE AGOSTO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Covid-19 pode desencadear outras doenças

Vírus traz diversos riscos à saúde podendo gerar doenças como a trombose

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os riscos da Covid-19 tendem ser ainda maiores que a doença em si, pois ela pode trazer também consequências em outros órgãos, levando a óbito em casos mais graves. O Sars-Cov-2 também influencia algumas doenças de forma direta ou indireta.

Um dos casos mais comuns é a relação do vírus com a trombose, doença que ocorre quando há uma coagulação sanguínea, atingindo partes do corpo humano, como: veias e artérias A trombose, terceira doença cardiovascular mais comum do mundo, causa embolia pulmonar em alguns pacientes, além da possibilidade de também provocar um acidente cerebral vascular (AVC), isso porque o coágulo consegue percorrer diversas correntes sanguíneas.

Mas como o coronavírus pode desencadear um quadro mais grave desta doença? Segundo o médico vascular Lucas Ferraz Amaral, a Covid-19 gera um processo inflamatório e propicia um estado de hipercoagulabilidade, ou seja, a coagulação no sangue fica mais vulnerável.

O médico explica que tanto na circulação arterial (sangue que sai do coração e vai para periferia do corpo), como na circulação venosa (sangue que retorna da periferia do corpo ao coração para ser oxigenado novamente) existe a influência do vírus.

“Nota-se um número expressivo de pacientes com trombose arterial e venosa que testaram positivo para a Covid-19. As pessoas com mais risco de desenvolver problemas arteriais são os indivíduos com doenças cardíacas e diabetes. Já em relação à trombose venosa, pacientes que estão acamados ou possuem doenças sanguíneas poderão ter um agravamento ainda maior”, destacou Lucas.

Exemplos

Um dos maiores exemplos de como a Covid-19 pode gerar uma trombose grave foi a morte do jornalista do Grupo Globo, Rodrigo Rodrigues. O então apresentador do programa Troca de Passes, do SporTV, testou positivo para o coronavírus e apresentou sintomas leves. Todavia, após mais de 10 dias do resultado do exame, Rodrigues passou mal e foi levado para o hospital da Unimed no Rio de Janeiro, onde foi diagnosticado uma trombose venosa cerebral. Ele passou por um procedimento cirúrgico, mas não resistiu.

Um ponto que chama a atenção é que o jornalista tinha apenas 45 anos. Vale destacar que a inflamação no cérebro não é comum em relação a Covid-19. Além da trombose, o vírus pode desencadear outras doenças, contudo é necessário ter cuidado para fazer alguma afirmação, visto que o coronavírus foi descoberto há menos de um ano, sendo possível sofrer mutações ao longo do tempo.

Alguns cientistas vêm realizando estudos em relação ao surgimento ou agravamento de diabetes em pacientes infectados.

Impactos indiretos

Indiretamente, a Covid-19 também consegue influenciar o agravamento de outras doenças.

A procura nos prontos atendimento médicos na Cidade de Santos (UPA) diminuiu em relação ao mesmo período de 2019. Outro problema é que diversos tratamentos foram interrompidos por conta da pandemia.

Pacientes com as mais variadas doenças, como depressão, gastrite e bronquites tiveram dificuldades de marcar consultas no começo da quarentena ou desistiram do tratamento. A situação é um pouco melhor neste momento por conta da flexibilização e pelo atendimento online.

Um dos casos mais graves é em relação ao câncer. Segundo uma pesquisa do Instituto Oncoguia realizada em maio, 43% dos pacientes que portam a doença foram prejudicados pela pandemia. De março a junho, mais de 116 mil cirurgias foram canceladas. Para a Sociedade Brasileira de Patalogia (SBP), as cirurgias mais adiadas são as de pulmão, mama, estômago e pâncreas. O câncer de próstata, que atinge milhares de brasileiros todos os anos, também é um dos perigos em tempos de pandemia. Para o médico urologista Fábio Atz Guino, o atraso do tratamento pode trazer uma série de consequências “Houve uma diminuição nas cirurgias oncológicas na área de urologia. Em alguns casos, os tumores avançaram e muitos deixaram de ser curáveis”, enfatiza.

Busca por Exames

Com reflexo dos casos, as clínicas de imagens têm registrado um aumento na demanda. A Mega Imagem ( megaimagem.com.br), por exemplo, registrou uma alta na procura por exames de tomografia nos últimos meses.

A clínica disponibiliza o laudo do resultado para pacientes com suspeitas da Covid-19 em até duas horas.

Os atendimentos não pararam durante a pandemia, todavia a equipe que trabalha nas clínicas de Santos e Guarujá segue com os protocolos de segurança, separando pacientes sem infecção do coronavírus daqueles que estão com suspeitas ou já testaram positivo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.