Cuidados no cinema | Boqnews

Vida +

09 DE ABRIL DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidados no cinema

Assistir a um filme no cinema é sempre prazeroso.  Ainda mais emocionante é ter a sensação de que as cenas estão próximas e que você está dentro da tela. Essa sensação é possível por meio da tecnologia de terceira dimensão, denominada 3-D, que ganha cada vez mais espaço nas salas. Mas o uso dos óculos, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Assistir a um filme no cinema é sempre prazeroso.  Ainda mais emocionante é ter a sensação de que as cenas estão próximas e que você está dentro da tela. Essa sensação é possível por meio da tecnologia de terceira dimensão, denominada 3-D, que ganha cada vez mais espaço nas salas. Mas o uso dos óculos, que são distribuídos gratuitamente antes da exibição dos filmes, exige alguns cuidados, principalmente no que diz respeito a limpeza.


Segundo o oftalmologista Eduardo Salvia De Lucca,  esses óculos podem ser meio de transmissão de doenças oculares, como  a conjuntivite. “Óculos não são artigos para passar de mão em mão, de rosto em rosto”, alerta. “Uma pessoa ao falar, tossir ou espirrar expele gotículas de secreção que respingam nos óculos, sem falar nas mãos contaminadas que os pegam, pois nem todos os usuários do cinema obedecem aos cuidados de higiene recomendados. Mãos sujas que coçam os olhos podem facilmente provocar uma conjuntivite. E como os óculos 3D são de uso coletivo, a doença pode se espalhar”, indica.


Como na maioria dos cinemas os óculos distribuídos não são descartáveis, o oftalmologista explica que é fundamental limpá-los antes do uso. Isso pode ser feito com álcool em gel, o que diminui a possibilidade de contaminação. “ Se for possível, chegar um pouco mais cedo e ao receber os óculos, lavar no banheiro do cinema com água e sabonete, o que já é suficiente para evitar conjuntivite”, comenta.


Outros problemas


Além dos problemas causados pela falta de higiene, algumas pessoas podem sentir incômodo ao utilizar os óculos  3D. Com a tecnologia de terceira dimensão o cérebro funde as imagens captadas por cada olho. Com o recurso dos óculos especiais distribuídos no cinema, as imagens projetadas são isoladas e ampliadas. “Isso exige um esforço muscular, ainda mais quando a capacidade de visão de cada olho é diferente uma da outra”, comenta. O incômodo não é regra, mas ele acontece em casos pontuais. Algumas pessoas relatam dores de cabeça, enxaquecas, enjoos e tonturas após o uso dos óculos.


Segundo Lucca, os óculos 3D não causam problemas de visão, mas podem servir de alerta para diagnosticar algum vício de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. “Dores de cabeça e a sensação de vista cansada, sintomas apresentados pelo espectador durante o filme podem ser decorrentes de algum problema de visão já existente e ainda não diagnosticado”, afirma. Outra indicação é para os que usam óculos ou lentes de contato não os retirem para assistir ao filme. “Os óculos 3D devem ser usados sobrepostos aos óculos que são usados habitualmente”, ressalta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.