Difícil respiração | Boqnews

Vida +

27 DE JUNHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Difícil respiração

Com o início do inverno, as doenças respiratórias se acentuam e atingem, principalmente, crianças e idosos. É o caso da asma, doença inflamatória que ocorre nos brônquios e atinge cerca de 10 a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares, de acordo com o Datasus de 2001, 2.500 óbitos e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o início do inverno, as doenças respiratórias se acentuam e atingem, principalmente, crianças e idosos. É o caso da asma, doença inflamatória que ocorre nos brônquios e atinge cerca de 10 a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares, de acordo com o Datasus de 2001, 2.500 óbitos e um número incontável de atendimentos ambulatoriais de urgência. No último dia 21, foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Asma, medida realizada por médicos da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) para relembrar à população sobre a gravidade do problema.


O que é?
Segundo a especialista em alergia e imunologia, Ana Paula Beltran Moschione Castro, a asma é uma doença crônica caracterizada por chiado no peito, falta de ar e quadros de tosse que podem se iniciar após uma infecção respiratória ou contato com poeira, fumaça de cigarro e pelos de animais, por exemplo. “A asma é uma doença genética, tanto que é mais frequente em famílias de alérgicos”, conta. “Porém, existem fatores ambientais que são fundamentais para desencadear o processo, como os ácaros da poeira domiciliar e pelos de animais. Também são  fatores agravantes as infecções por vírus e a fumaça de cigarro”, ressalta.
As crises, segundo ela, podem começar no início da vida nos primeiros anos, com chiado no peito. Caso não seja feito um tratamento adequado, a inflamação pode evoluir. “E com isso levar a uma piora do quadro, acentuando sua gravidade”, alerta.


“Por isso, ao surgir os primeiros sintomas é necessário procurar um médico para definir o quadro de asma, depois para avaliar a gravidade e preparar o tratamento de prevenção. Nos casos leves, podem ser pediatras e clínicos gerais. Já nos casos graves, é recomendado realizar consulta com alergistas ou pneumologistas”, conta. “Para quem não possui assistência médica, o sistema do SUS oferece essas especialidades”, afirma.


Diagnóstico
A médica explica ainda a diferença entre bronquite e asma. “Bronquite é qualquer inflamação dos brônquios, que pode ser por infecção, intoxicação ou alergia. A asma é um tipo de bronquite, porém apenas de origem alérgica”, diz. Dentre os exames que podem ser indicados para auxiliar no diagnóstico da doença estão a prova de função pulmonar e exames para avaliação da alergia. “Porém, somente a combinação do histórico clínico com estes exames é que darão o diagnóstico correto”, afirma Ana Paula.


Tratamento
De acordo com a ASBAI, existem vários tipos de remédios para tratar a asma, que podem se dividir em dois grupos: remédios aliviadores, para minimizar sintomas e tratar as crises da doença, e remédios controladores, que atuam na inflamação dos brônquios, controlam a doença e evitam novas crises. O tratamento pode ser feito com a utilização de medicações por via inalada sob a forma de sprays (conhecidos como bombinhas), nebulização ou como inaladores de pó seco. “Estes remédios não engordam, não viciam e não fazem mal ao coração. Pelo contrário, podem ser usados em adultos e crianças, por tempo prolongado para controlar a inflamação dos brônquios e evitar as crises de asma”, afirma  João Negreiros Tebyriçá, presidente da ASBAI. Outra forma importante de prevenir é  a higienização ambiental, que deve ser feita com rigor na casa dos pacientes que sofrem da doença.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.