Diversos fatores contribuem para o surgimento das contrações | Boqnews

Vida +

31 DE AGOSTO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Diversos fatores contribuem para o surgimento das contrações

Há pessoas que sofrem de cãibras com frequência, outras apenas durante ou após alguma atividade física intensa. Sem distinção, esta dor intensa é capaz de afetar todas as idades.  O coordenador técnico da academia Steel e professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Unisanta, Marcos Rafael Lozano, explica que normalmente as cãibras são […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Há pessoas que sofrem de cãibras com frequência, outras apenas durante ou após alguma atividade física intensa. Sem distinção, esta dor intensa é capaz de afetar todas as idades. 
O coordenador técnico da academia Steel e professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Unisanta, Marcos Rafael Lozano, explica que normalmente as cãibras são  dolorosas, entretanto, a contração muscular involuntária varia, podendo durar poucos segundos ou até alguns minutos. 
Por ser comum em todas as idades, estes espasmos acontecem por diversas causas: atividades vigorosas, desidratação (principalmente em idosos), alterações metabólicas, insuficiência venosa e varizes. 
Não existem locais específicos em que as cãibras acontecem, mas os músculos inferiores do corpo humano, como panturrilha,  músculos anteriores e posteriores da coxa e pés são os mais afetados. “Mãos, pescoço e abdômen também sofrem, sendo este último o mais dolorido de todos”, ressalta Lozano.
Mitos e verdades
Quando o assunto são  cãibras é difícil alguém não dizer que  é falta do consumo de banana. A vendedora Nathalia Semenichin Pantaleão, grávida de oito meses, conta que desde o início da gestação sofre da contração muscular. “Eu tenho muita cãibra a noite toda. Chego a ficar com marcas roxas na pele no dia seguinte”.
Foi diagnosticada a falta de potássio no organismo e recomendado que Nathalia consumisse duas bananas por dia, mas não adiantou. “O médico falou para quando eu sentir dor procurar mexer o pé, porque normalmente a sinto na panturrilha”.  
Segundo o educador físico Lozano, esta indicação é um mito já que não existem estudos científicos que comprovem a ingestão de banana como paliativo às cãibras. 
“Se levarmos para o lado fisiológico pouco podemos levar esta afirmação como verdadeira ou com algum tipo de fundamentação”, pontifica.  “Apesar de rica em potássio, carboidratos e água, acreditamos que o excesso de esforço físico e o acúmulo de ácido lático não serão revertidos pelo simples ato de se ingerir uma banana”. 
Lozano declara que a gestante, talvez por níveis baixos de magnésio terá uma maior propensão a cãibras nos membros inferiores, além da dificuldade do retorno venoso devido ao aumento de peso, assim como a diabetes gestacional que será revertida após o período da gravidez.
Alongar ou aquecer o local facilita o relaxamento do músculo que durante o espasmo se contrai. 
Durante a contração muscular, dependendo do local, Lozano afirma que o melhor será alongar provocando assim o relaxamento.  “Antigamente urinava-se na área. O líquido, por ter uma temperatura quente, fazia com que o músculo relaxasse”, conta. 
Para evitar a contração muscular involuntária, alguns movimentos de alongamento ajudam a manter os músculos alongados e relaxados (veja quadro abaixo)
 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.