Dor de cabeça pode aparecer por vários motivos | Boqnews
Divulgação Pesquisa mostra o impacto das dores no cotidiano das pessoas

Saúde

12 DE DEZEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Dor de cabeça pode aparecer por vários motivos

Segundo neurologista, há mais de 200 tipos de dor de cabeça (ou cefaleia), entretanto automedicação deve ser evitada

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Seja no ambiente de trabalho ou em momentos de lazer é comum ouvirmos alguém pedir remédios que aliviem rapidamente dores de cabeça (ou cefaleia). Às vezes, junto com o medicamento vem um conselho amigo: buscar por um médico oftalmologista para ver se há a necessidade do uso de óculos ou aumento de grau. Porém, há mais de 200 tipos de cefaleia, ou seja, nem sempre essas dores estão ligadas à saúde da visão, principalmente se são contínuas, intensas e apresentam outros sintomas.

dor de cabeça cefaleiaAo sentir dor de cabeça pelo menos duas vezes na semana é recomendado ir a um médico neurologista ou clínico geral, de acordo com Célia Roesler, vice coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia. “Dor não é normal, significa que algo no organismo não está indo bem”, afirma. Célia explica que existe a cefaleia primária e secundária. A primeira é quando a dor é o principal – ou único – problema. Já na secundária, a dor é apenas mais um sintoma de alguma doença.

“O neurologista é o profissional de saúde que dará o diagnóstico. Quando a dor de cabeça está relacionada à problemas de visão, a pessoa sente dores no final do dia, por exemplo. Ou quando é um quadro de meningite, ela terá rigidez na nuca, além de outros sintomas. Essa análise quem faz é o neurologista, que irá encaminhar ao especialista adequado”, salienta.

Célia ressalta que o uso indiscriminado de medicamentos não é bom para o paciente, pois com o passar o tempo pode surgir o efeito rebote, potencializando os sintomas.

Estresse

No sentido literal, a crise econômica tem dado várias dores de cabeça aos brasileiros. A neurologista conta que nos últimos meses tem percebido aumento no número de pacientes em seu consultório. Muitos deles apresentam a cefaleia tensional, desencadeada pelo estresse. Neste caso, o tratamento consiste em remédios prescritos pelo neurologista, mudança de hábitos diários e, se necessário, terapia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.