Entenda os fatores causadores de câibras e saiba como previni-las | Boqnews

Vida +

08 DE JULHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Entenda os fatores causadores de câibras e saiba como previni-las

Ao fazer uma corrida ou mesmo durante o sono podem ocorrer as temidas e incômodas câibras, que podem durar alguns segundos ou vários minutos. De acordo com o reumatologista Paulo José Leme de Barros, as câibras são contraturas musculares involuntárias que causam dor. “Geralmente acontece quando há um desbalanço dos controles normais dos sais presentes […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao fazer uma corrida ou mesmo durante o sono podem ocorrer as temidas e incômodas câibras, que podem durar alguns segundos ou vários minutos. De acordo com o reumatologista Paulo José Leme de Barros, as câibras são contraturas musculares involuntárias que causam dor.


“Geralmente acontece quando há um desbalanço dos controles normais dos sais presentes no organismo, como deficiência de potássio e aumento ou baixa de cálcio”, conta. “A câibra também pode ocorrer quando o controle de ácidos produzidos pelo gasto de energia é alterado e, portanto, está associado com fadiga muscular e pode acontecer também quando há uma alteração da circulação sanguínea, como nos casos de presença de varizes nas pernas”, afirma.


De acordo com a fisioterapeuta Diva Fukuma, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, as câibras ocorrem por uma inadequada irrigação dos músculos, desidratação ou desequilíbrio mineral. “Acredita-se que a causa básica  seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos”, afirma.


Segundo ela, outros fatores que podem influenciar no surgimento da câibra são a atividade física rigorosa, desidratação, alterações hidroeletrolíticas, gravidez, como autoproteção após uma fratura óssea, alterações metabólicas (diabetes , hipotireoidismo, alcoolismo , hipoglicemia, doenças neurológicas como Parkinson e miopatias), longos períodos de inatividade (ficar sentado em posições inadequadas), insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática e até anemia.


Perfil


Leme de Barros conta que há um perfil global de pessoas que possuem câibras constantemente. “O perfil geral é de paciente sedentário, usuário de diuréticos da quinta década em diante. Existem também os atletas de alta performance, que apresentam câibras em estados de exaustão”, afirma. Ele afirma também que elas podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, porém o mais comum é apresentar a fadiga em membros inferiores, como nas panturrilhas, pés e coxas, regiões que exigem maiores movimentos.


Dicas


O médico diz que é possível amenizar as crises de câibras realizando dieta adequada, além de tomar bastante água. “É importante manter-se hidratado e repor os sais nas situações em que sabemos da possibilidade de perda dos mesmos, como quando uma pessoa usa medicações diuréticas, que em boa parte expele potássio do corpo. Neste caso, precisa realizar a reposição para evitar a câibra”, conta.


Em casos raros,o médico afirma que ela pode gerar lesões musculares e de tendões podendo até ocorrer rupturas dos mesmos. “Um outra dica é comer banana, pois ela é rica em potássio, portanto, nos casos em que ocorre deficiência dessa proteína, a fruta ajuda a repor este sal. Já nos casos de fadiga é necessário realizar alongamentos e repouso”, recomenda.


Segundo o avaliador físico  Mário Pozzi, os alongamentos são uma boa opção para amenizar as câibras. “Principalmente quando ocorrem nas pernas”, afirma. Pozzi diz ainda que os alongamentos devem ser constantes. “Não é apenas com um alongamento em um dia que as elas diminuirão.  É preciso, pelo menos, algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias”.


Existem alguns medicamentos com vitamina E, complexo B, por exemplo, que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.