Mutirão contra o Aedes volta ao Gonzaga nesta quarta-feira | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/Arquivo/PMS

Vida +

18 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Mutirão contra o Aedes volta ao Gonzaga nesta quarta-feira

Primeira etapa no bairro eliminou 53 focos com larvas do mosquito

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde de Santos vai realizar a segunda etapa do Mutirão de Verão contra o Aedes aegypti no bairro Gonzaga, a partir das 9h.

Sendo assim, foram escalados 42 agentes de combate a endemias que vão se encontrar na Praça Nenê Ferreira Martins. A primeira etapa no bairro eliminou 53 focos com larvas do mosquito.

A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

A segunda etapa do mutirão no bairro vai compreender a área formada pelas Avenidas General Francisco Glicério, Washington Luís e Rua Luiz de Faria. Haverá um retorno no sábado para eventuais pendências.

Este será o 10º e último mutirão de verão contra o Aedes realizado neste ano. A ação atingiu todos os bairros da orla da praia, região mais movimentada nesta época do ano, realizando a vistoria nos imóveis de população flutuante.

O clima quente e úmido do verão é favorável para a procriação do mosquito e a alta circulação de pessoas acende um alerta à saúde. A Secretaria de Saúde de Santos segue realizando ações de combate à dengue o ano todo.

Balanço

Os mutirões de verão realizados em 2024 já eliminaram 883 focos com larvas. No ano passado, houve a confirmação de 655 casos de dengue e 52 de chikungunya. Este ano, há a confirmação de 561 casos de dengue e 24 de chikungunya.

Mosquito

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim, surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.