Pele comprometida | Boqnews

Vida +

21 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Pele comprometida

Manter a pele saudável, com uma boa aparência é fundamental para a auto-estima.  Quando o assunto é o rosto, essa aparência torna-se ainda mais importante. Esconder ou disfarçar cravos ou marcas de espinhas é difícil e o incômodo  é grande.Apesar de ser uma característica da adolescência, a acne também atinge a fase adulta, principalmente as […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Manter a pele saudável, com uma boa aparência é fundamental para a auto-estima.  Quando o assunto é o rosto, essa aparência torna-se ainda mais importante. Esconder ou disfarçar cravos ou marcas de espinhas é difícil e o incômodo  é grande.

Apesar de ser uma característica da adolescência, a acne também atinge a fase adulta, principalmente as mulheres.  “Cerca de 90% dos adolescentes apresentam algum grau de acne ainda que seja apenas cravo”, afirma a dermatologista Sonia Voss.  Segundo ela, isso acontece porque na puberdade há um estímulo hormonal maior.

Conhecida como espinha, a acne é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos. Estes folículos são formados pela glândula sebácea e o pêlo. A glândula está presente na pele e produz o sebo, que tem a função de protegê-la. O tórax e o rosto são as regiões onde há maior presença de glândulas sebáceas, por isso são locais onde a acne é mais frequente.

As manifestações dos cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo (estrutura que contém uma glândula sebácea e um pêlo rudimentar), dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos).

 Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas. “O cravo é característico do excesso de sebo, que obstrui os poros. Quando ele consegue sair da pele entra em contato com o oxigênio, ele fica preto”, explica.

Manifestações
São diversas as causas para o aparecimento da acne. Essas condições variam de acordo com o sexo, idade e também de disfunções hormonais.Quando a acne ocorre em mulheres na fase adulta (depois dos 20 anos) algumas situações se pontuam como principais, por isso, antes do diagnóstico, são realizados análises e exames para que a causa seja identificada.O uso de certos tipos de anticoncepcionais, por exemplo, é uma dessas causas.  “Principalmente os injetáveis, que apresentam hormônios que aceleram a ação da glândula sebácea e estimulam a acne”, diz.

O fator hormonal também influi no surgimento das espinhas. “Quando a paciente está com a síndrome dos ovários policísticos, temos que cuidar primeiro desse problema interno pois, só o tratamento externo não será eficaz”, confirma.

Cada vez mais usada durante o dia para esconder imperfeições, a maquiagem também é um fator importante. A utilização de certos tipos de cosméticos no rosto pode contribuir para a obstrução dos poros e colaborar para espinhas e cravos. “Às vezes o produto é muito oleoso ou não é adequado para aquele tipo de pele e pode gerar a acne cosmética”, alerta.

No caso dos homens, quando a acne se manifesta na  fase adulta, uma das causas mais frequentes, de acordo com a dermatologista, é o uso de medicamentos como anabolizantes, por exemplo. “Outros fatores que colaboram são complexos que contém proteína e vitamina B12.” afirma.

Assim como em outras doenças, a genética também é determinante. Quando o histórico dos pais  conta com casos de acne, o filho pode apresentar o mesmo problema.

Precauções
Para as pessoas sem incidência de acne, algumas medidas preventivas de higiene podem ajudar na manutenção da pele saudável. Lavar o rosto três vezes durante ao dia para tirar a gordura da pele é uma delas. “É importante usar um sabonete adequado para o tipo de pele, assim com um filtro solar em gel caso a pele seja oleosa para não desencandear  uma acne cosmética”, explica.


Causa define tratamento


O tratamento adotado varia de acordo com a causa pela qual a acne se manifesta. É importante que esses cuidados sejam iniciados o quanto antes pois, quando não tratada de maneira adequada, ela pode deixar marcas na pele para o resto da vida.

Nos casos menos graves, onde há apenas cravos e pele oleosa, o tratamento é feito com ácido retinóico. “Essa substância está presente em alguns medicamentos específicos para acne grau 1”, diz a dermatologista Sonia Voss.

Outras substâncias como adapaleno, isotretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico e glicólico são utilizadas no início de tratamento de acne.  “Esse é o tratamento tópico (externo) mas, em alguns casos, precisamos entrar com medicamentos via oral, como antibióticos”, afirma Sônia.

Nas situações mais graves, o uso da droga isotretinoína se faz necessário. “Esse remédio só é receitado quando todas as outras formas de tratamento já foram tentadas e não tiveram sucesso”, alerta.

“Durante o uso da isotretinoína o paciente precisa tomar uma série de cuidados e ter um acompanhamento médico frequente”, acrescenta.  Derivado oral da vitamina A, ela age nas glândulas sebáceas, diminuindo a produção de sebo durante a terapia. Esses cuidados, segundo Sônia, referem-se à exames de sangue e ao uso de anticoncepcionais, pois a paciente que faz uso desse medicamento não pode engravidar.

Os peelings também podem ajudar no tratamento. Como provoca uma descamação,  ele ajuda na cicatrização das espinhas, nas manchas e na limpeza da pele.

A dermatologista alerta para as limpezas de pele, eficazes na eliminação dos cravos pretos, resistentes aos tratamentos com medicamentos.A frequência, porém, precisa ser adequada. “Não adianta fazer limpeza de pele sem saber a causa da acne”, alerta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.