Pequenos espaços x grandes animais | Boqnews

Vida +

09 DE ABRIL DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Pequenos espaços x grandes animais

Ter um animal de estimação como companhia é a opção de muitas pessoas. Eles podem ser ótimos companheiros para crianças, famílias, casais ou pessoas que moram sozinhas. Mas dividir o espaço com um cãozinho ou gato exige alguns cuidados para a saúde dos animais. Nos casos de pessoas que moram em apartamentos o espaço físico […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ter um animal de estimação como companhia é a opção de muitas pessoas. Eles podem ser ótimos companheiros para crianças, famílias, casais ou pessoas que moram sozinhas. Mas dividir o espaço com um cãozinho ou gato exige alguns cuidados para a saúde dos animais.


Nos casos de pessoas que moram em apartamentos o espaço físico deve ser levado em conta, assim como o tempo que o dono poderá dedicar ao animal. “Há certos tipos de raças que não se adaptam a ficar o dia todo sozinha em casa”, afirma o veterinário Eduardo Filleti. O veterinário comenta que, se o dono não tiver tempo durante o dia, o ideal é optar por um gato. “Eles são independentes e também mais econômicos”.


Os gastos também devem ser analisados já que alguns cães e gatos precisam de um volume maior de ração e também de produtos de higiene pessoal. Os que têm pelo longo, por exemplo, gastarão maior quantidade de xampu.


Ele alerta para cães de grande porte que são mantidos em apartamentos. “O animal pode ter problemas de deformidades porque vão ficar confinados em um espaço pequeno, sem fazer exercícios adequados”, explica. “Salvo os casos onde a pessoa tem tempo de sair com o cão, no mínimo, três vezes ao dia e por longos períodos”, complementa.


A respeito da educação o veterinário alerta: É preciso que o cão se acostume com os hábitos da família desde o início. “Se a família costuma ficar fora por bastante tempo, é interessante que ela faça isso nos primeiros dias também. Assim o cão vai se acostumar com a rotina”, indica.


Se a escolha for por um cãozinho, Filletti indica algumas raças que adaptam-se facilmente a ambientes menores, como apartamentos. “São cães inteligentes e que também são apegados com a família”, afirma.


Poodle – Considerado um cão de companhia, é inteligente, carinhoso e de fácil adestramento.
Yorkshire – Ativo e participativo é sociável, gosta de brincar e receber atenção.
Maltês – Um dos mais carinhosos e amorosos, é fiel e apegado ao dono.
Shitzu – É um dos mais tranquilos e menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte. São dóceis e carinhosos.
Schanauzer – Dinâmico e  inteligente, é afetuoso e adestrável e corajoso. Para pessoas que passam o dia todo fora de casa, essa raça não é uma boa opção.
Lhasa Apso – Alegre, late pouco, dando sinais quando estranhos chegam. Tem um nível de atividade média e não exige que seja levado para passear várias vezes ao dia.
Fox paulistinha – Ágil e veloz, tem muita resistência física. Bom cão de guarda e alarme. Alegre e carinhoso com dono e familiares é desconfiado com estranhos.
Pincher – É a menor raça de cão de guarda. É brincalhão e muito apegado ao dono, rosnando e atacando mediante à ameaças.
Dachshund (basset alemão) – Dócil e carinhoso adora ficar em casa. É disciplinado e independente e costuma refletir as atitudes do dono.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.