São Manoel, em Santos, recebe mutirão contra o Aedes aegypti nesta quarta | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Vida +

25 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

São Manoel, em Santos, recebe mutirão contra o Aedes aegypti nesta quarta

Este é o décimo primeiro mutirão realizado em 2024 na Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O 11º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2024 em Santos será no bairro São Manoel, na Zona Noroeste, nesta quarta-feira (27), a partir das 9h.

Sendo assim, com 44 agentes de combate a endemias escalados, devidamente uniformizados com colete verde e crachá.

A empresa Terracom mantém a parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando 25 funcionários e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, um dos principais perigos para o acúmulo de água e, consequentemente, possível criadouro para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

“Pedimos que as pessoas recebam os nossos agentes, que têm como missão orientar a como deixar o ambiente livre de criadouros. Eventualmente, caso haja situações que possam acumular água ou até estejam com larvas, serão imediatamente eliminadas pelos agentes. Precisamos da população sempre ao nosso lado e nossa missão é promover a orientação para um ambiente cada vez mais saudável para todos”, afirma o secretário de Saúde em exercício, Denis Valejo.

Balanço

Os mutirões realizados em 2024 na cidade de Santos já eliminaram 923 focos com larvas de mosquito. Este ano, houve confirmação de 874 casos de dengue e 26 de chikungunya no Município.

O mosquito

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.