Após 8 meses de alteração de nome de via, reformulação ainda é desconhecida | Boqnews
Via que homenageia o primeiro nome da Ilha de São Vicente, Guaiaó, a via mudou de nome, mas obras e até sinalização ainda não saíram do papel, apesar da aprovação do Legislativo e sanção do Executivo. Foto: Nando Santos

Alameda Armênio Mendes

22 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Após 8 meses de alteração de nome de via, reformulação ainda é desconhecida

A despeito da alteração do nome da Rua Guaiaó para Alameda Armênio Mendes no ano passado, a via aguarda pelas melhorias prometidas na audiência pública

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após aprovação na Câmara ainda no primeiro semestre de 2023 e sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos) publicada no Diário Oficial no final de julho, a Alameda Armênio Mendes, na Aparecida, não tem qualquer previsão para início da sua reformulação.

A via substituiu a Rua Guaiaó, no trecho entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro até a Rua Alexandre Martins.

Segundo o Grupo Mendes,  responsável pela obra na via, um urbanista está concluindo o projeto, a ser apresentado à prefeitura.

Porém, não informou datas.

Em nota, a prefeitura vai na mesma linha.

“Representantes do Grupo Mendes estão em contato com a Prefeitura Municipal de Santos, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para estabelecer premissas do projeto da obra, que será bancada pelo grupo empresarial”, informa.

“Após essa etapa, será apresentado, pela empresa, o estudo do local”, complementa a nota, sem citar datas.

Apesar da alteração do nome, não existem placas com o nome da nova via – nem da anterior.

Enquanto isso, aplicativos já mostram a alteração do nome indígena da via- primeira nome da Ilha de São Vicente – para a do empresário, falecido em 2017.

Apresentado pelo vereador Sergio Santana (PL), o projeto obteve aprovação dos vereadores, exceto de Débora Camilo (PSOL).

Em setembro, uma homenagem com os familiares do empresário chegou a ocorrer na sala Esmeraldo Tarquínio, na prefeitura, onde uma placa da via foi apresentada.

Placa da rua em homenagem ao empresário. Foto: Divulgação

Sem ônus aos moradores

Além disso, na audiência pública liderada por Santana ficou estabelecido que o grupo empresarial arcará com todos os custos relacionados à mudança do nome da via.

Dessa forma, garantindo que moradores e comerciantes locais não sejam prejudicados.

Assim, todos os gastos, como a fiação elétrica embutida, arborização e padronização das calçadas, ficará a cargo do grupo empresarial fundado pelo homenageado.

Aliás, será possível, por meio de QR Code, conhecer a história da Rua Guaiaó – algo acertado durante a audiência pública na Câmara de Santos.

Trecho da via que passará por mudanças será entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro e a Rua Alexandre Martins, na Aparecida. Foto: Nando Santos

Empresário

Fundador do grupo que o homenageia, Mendes era empresário em Santos e responsável por diversas obras no Município.

Além do setor da construção civil, o grupo Mendes atua no setor de shoppings, rede hoteleira, emissora de rádio e, mais recentemente, de energia solar.

A expectativa é que a via – entre o Canal 6 e a Rua Alexandre Martins – ganhe arborização e fiação embutida em toda a sua extensão, entre outras melhorias urbanas.

Isso já ocorre no trecho onde estão o Praiamar Corporate e o Shopping Praiamar, ambas edificações construídas pelo grupo.

Os empreendimentos ficam no trecho da agora Alameda Armênio Mendes entre as ruas Pirajá da Silva e Alexandre Martins.

Área do INSS junto à Alameda Armênio Mendes engloba três edificações e uma praça, totalizando um tamanho próximo a dois campos de futebol oficiais. Foto: Beto Iafullo

Área do INSS

Não bastasse, a área sofrerá significativas mudanças em breve com o pedido do INSS para permutar área visando a construção de postos de atendimento do órgão em Santos, Praia Grande e São Paulo.

Assim, em troca, o grupo vencedor terá que construir seis unidades do INSS, com dois postos em Santos, um em Praia Grande e três na Capital.

Dessa maneira, a área conta com 18 mil metros quadrados em frente ao shopping e ao lado do Praiamar Corporate. (leia mais aqui).

Aliás, no ano passado, uma empresa apresentou proposta.

No entanto, não obteve sucesso, em razão do veto pelo órgão por não ter cumprido outros compromissos anteriormente firmados com o INSS.

Assim, nova proposta de permuta teve o prazo de apresentação encerrado no dia 30 de dezembro.

Dessa forma, até o momento, o INSS não se pronunciou sobre eventual grupo vencedor.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.