Shopping e empreendimento residencial irão gerar até 4 mil empregos em Santos | Boqnews

Investimentos

25 DE FEVEREIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Shopping e empreendimento residencial irão gerar até 4 mil empregos em Santos

Além de investimentos em Santos, o grupo Peralta vai iniciar a construção em uma área de 58 mil m2 no Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após adquirir uma área da União de 96 mil metros quadrados na divisa entre os bairros do Jabaquara/Marapé, em Santos, no litoral paulista, no ano passado, o grupo Peralta aguarda os procedimentos técnicos que se encontram sob análise na prefeitura santista para colocar de pé um audacioso empreendimento comercial e residencial.

Trata-se de um shopping horizontal, antenado com que há de mais moderno no conceito de shoppings e inspirado em modelos americanos e canadenses.

Não bastasse, o terreno – equivalente a cerca de 12 campos de futebol oficiais – vai abrigar um shopping horizontal, além de prédios residenciais, escolas e clínicas de saúde, entre outros serviços.

Assim, na prática, será um novo bairro dentro do Jabaquara/Marapé.

“Traremos o que há mais moderno para Santos”, salientou Martinho Polilo, superintendente do Litoral Plaza Shopping.

Ele participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de quinta (24).

“Será um local que provocará experiências. Com boas lojas, espaços para entretenimento, áreas interativas, cinemas e gastronomia”, enfatiza.

Ele cita como exemplo a experiência da gigante Amazon.

A empresa une o conceito de compras digitais com presenciais, via Amazon Book., em shoppings nos Estados Unidos.

Ou seja, os produtos mais procurados no site da empresa ficam disponíveis em lojas físicas do grupo.

“Assim que tivermos autorização da Prefeitura de Santos, nós já começaremos”.

Dessa forma, a previsão é que sejam criados pelo menos 4 mil empregos diretos, a medida que o empreendimento esteja concluído.

Assim, ele será feito em etapas.

Área nobre

Dessa forma, o amplo espaço foi adquirido em leilão do Governo Federal, outrora ocupado pelos clubes Portuários e Portuguesa Santista, que terão suas áreas reformuladas.

Sobre a Portuguesa, o grupo não desistiu de tentar uma nova conversa com o clube para firmar parceria.

A tentativa anterior, de mudança do estádio Ulrico Mursa para o bairro do Japuí, em São Vicente, pertencente ao grupo, foi alvo de críticas por parte dos simpatizantes do clube e membros do conselho.

Diante da reação, o grupo Peralta anunciou a desistência da proposta na ocasião.

Agora pretende retomar as discussões.

“Certamente temos que respeitar as vontades dos vizinhos, mas iremos para uma nova rodada de conversas para que todos tenham impacto positivo com este investimento”, afirma Polilo.

Assim, não se descarta, portanto, a possibilidade do novo estádio ser construído junto com o shopping – no andar superior, por exemplo, permanecendo no mesmo local, na Avenida Pinheiro Machado.

Dessa forma, o futuro empreendimento comercial teria uma fachada mais extensa com acesso desde o trecho onde hoje está um estacionamento percorrendo todo o estádio ao longo da avenida.

Pela proposta atual, a entrada do shopping será apenas pelo terreno ao lado do estádio Ulrico Mursa (à esquerda de quem está em frente ao estádio).

Superintendente do Litoral Plaza Shopping, Martinho Polilio, falou da expectativa para o projeto a ser implantado nos bairros do Jabaquara e Marapé. Foto: Jornal Enfoque/Manhã de Notícias

Litoral Plaza Shopping

Mas os investimentos do grupo não se limitam a Santos.

Com 300 mil metros m2 de área, sendo 164 mil m2 construídos, o Litoral Plaza Shopping, de Praia Grande, no litoral sul paulista, se prepara para uma nova expansão.

Serão ocupados mais 58 mil m2, totalizando 222 mil m2 – cerca de 75% da área total do grupo.

Assim, com a nova ampliação de metragem, já está acertada a maior oferta de serviços públicos, como renovação do espaço do Poupatempo.

Além disso, a vinda de mais serviços públicos – em parceria com a Prefeitura de Praia Grande – para o local, como uma agência do INSS, unidade da Receita Federal e outros serviços municipais.

“A expansão de serviços públicos é uma proposta que atende a uma nova tendência dos shoppings”, salienta.

Shopping ganhará mais 58 mil m2, chegando a 222 mil m2. Foto: Divulgação

Dessa forma, com o acréscimo de área a ser construída, o Litoral Plaza Shopping  saltará da lista dos 20 maiores shoppings do Brasil para a quinta colocação – atrás apenas do Center Norte, Aricanduva, ambos na Capital paulista; D. Pedro (Campinas) e o Recife Shopping (Recife).

Nesta expansão, estão programados também a instalação de um hospital particular.

Afinal, redes da Capital já demonstraram interesse em se instalar no empreendimento.

E ainda: um hotel com salas comerciais, além de um complexo educacional, do ensino infantil à pós-graduação.

“Já recebemos o sinal verde do grupo interessado”, adianta Polilo.

Mais empregos

Com as novidades, o Litoral Plaza irá ampliar a potencialidade na geração de empregos, hoje de 3.600 pessoas empregadas.

Ou seja, trata-se do segundo maior empregador do município – atrás apenas da Prefeitura – distribuídas nas 300 operações realizadas no shopping.

Durante a entrevista, Polilo também falou sobre a retomada das atividades econômicas em razão da pandemia e como o shopping lidou com os momentos difíceis, como o lockdown, no ano passado.

Além disso, ele falou ainda sobre a expectativa da área onde outrora funcionara o Hipermercado Extra, adquirido pelo grupo Assaí.

Isso porque o grupo  ainda não definiu se permanecerá no mesmo local dentro do shopping ou se ocupará a área do antigo hipermercado – pertencente ao mesmo grupo.

Para se ter ideia, a área – logo na entrada do empreendimento – chega a 12 mil metros quadrados – quase 1,5 campo de futebol oficial.

Polilo também destacou para as boas perspectivas de vendas e movimentação de público com a expectativa de tempo bom e calor para o Carnaval.

Afinal, a previsão é que até 480 mil veículos desçam para o litoral.

E assim,  pelo menos a metade deste volume irá se dirigir para Praia Grande e Litoral Sul, aumentando o fluxo.

“A expectativa é altamente positiva”, comemora.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Santos informa que o Município aguarda a complementação da documentação do projeto, apresentado em outubro de 2021, para passar pelo ritos administrativo de aprovação de licenciamento.

 

Confira o programa completo

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.