Futuro shopping Litoral Plaza Santos unirá compras, moradias e escritórios | Boqnews
Terreno onde será erguido futuro empreendimento comercial em Santos. Foto: Nando Santos

4 mil empregos

20 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Futuro shopping Litoral Plaza Santos unirá compras, moradias e escritórios

O grupo Peralta, responsável pela obra, obteve a liberação da prefeitura para limpeza do terreno onde será erguido o futuro empreendimento

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Inspirado em modelos de shoppings canadenses e americanos, Santos ganhará um novo shopping horizontal, gerando 4 mil empregos diretos e indiretos durante a construção do empreendimento e após a entrega do complexo.

Ele será formado ainda por 420 apartamentos residenciais, 270 salas offices, 4.200 vagas de estacionamento.

Além de lojas, cinemas e outros atrativos.

Superintendente do Litoral Plaza Shopping, do grupo Peralta, o mesmo que construirá a unidade santista, Martinho Polillo falou dos planos sobre o futuro Litoral Plaza Santos.

Ele participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta quinta (20).

Assim, o  empreendimento  ocupará uma área de 96 mil metros vencida pelo grupo Peralta – proprietário do Litoral Plaza Shopping, assim como do Mauá Plaza Shopping, em Mauá – em leilão junto ao governo federal no ano passado.

“Além de novos negócios, o local se tornará um ponto turístico, com aumento da arrecadação de impostos para o município”, salientou.

No terreno, serão erguidos prédios comerciais e residenciais, unidades de saúde, além das lojas espalhadas pelo shopping  verticalizado.

Área verde

Além disso, o local ganhará um amplo espaço com área verde e uma praça para eventos e atividades.

“Ele terá o formato de um parque, bem arborizado”, antecipa, sem entrar em detalhes em material em 3 D a ser divulgado tão logo haja a autorização municipal para início das obras.

Dessa maneira, uma votação pública para escolha do nome do local está programada, assegura Polillo.

Dessa forma, inspirado em modelos de shoppings do Canadá e Estados Unidos, um bonde será um dos atrativos para fazer a ligação dos espaços internos do empreendimento, com base em modelo existente em Miami (EUA).

Com a obra, novas vias públicas irão surgir em áreas hoje ocupadas pelas quadras, gramados e espaços esportivos dos clubes Portuários e Portuguesa Santista.

Muro ao lado da Portuguesa Santista já foi pintado e ganhou floreiras. Foto: Nando Santos

Indutor econômico

Assim, a área do novo empreendimento é estratégica, pois será o grande indutor econômico dos bairros localizados na zona intermediária de Santos, como Campo Grande, Marapé, Jabaquara, Vila Belmiro, Encruzilhada, entre outros.

“Os bairros no entorno serão muito valorizados”, enfatizou.

Não bastasse, naquela região, cerca de 10 mil pessoas trabalham diariamente – sem contar o volume de pessoas que por ali circulam, em razão do cinturão de saúde no seu entorno.

Exemplos não faltam, como Santa Casa, Beneficência Portuguesa, UPA Central, laboratórios clínicos e outros serviços de saúde.

A área adquirida pertencia à União e o grupo ofereceu a melhor oferta no leilão, superior a R$ 75 milhões.

Portanto, o projeto que encontra-se na prefeitura deu entrada em outubro do ano passado e tem sido alterado de acordo com as adequações pedidas pela Administração em razão dos seus impactos.

Dessa forma, a expectativa é que a autorização final ocorra no próximo ano para início das obras já em 2023.

Por enquanto, os investidores receberam a autorização da prefeitura para fazer a limpeza do terreno.

Por sua vez, o grupo Peralta já contratou uma empresa responsável pelo serviço.

Assim, algumas áreas estão no processo de demolição, como a piscina da AA dos Portuários.

Martinho Polillo, porta-voz do grupo Peralta e superintendente do Litoral Plaza Shopping, falou sobre o futuro empreendimento, o Litoral Plaza Santos, durante o Jornal Enfoque – Manhã de Notícias. Foto: Carla Nascimento

Nova fachada

Por sua vez, uma parte da fachada do futuro estabelecimento, na Avenida Pinheiro Machado, passou por melhorias estéticas, como pinturas.

Além disso,  recebeu floreiras espalhadas pelas grades, no trecho ao lado do estádio Ulrico Mursa.

A fachada do futuro empreendimento ganhou novas cores e floreiras, mostrando mudanças que se aproximam para o local. Foto: Nando Santos

Aliás, depois da polêmica tentativa de transferência do estádio do clube para o bairro do Japuí, na divisa entre São Vicente e Praia Grande, tudo indica que a relação melhorou.

Tanto a Portuguesa como o Portuários ocupavam áreas da União, em forma de comodato.

Assim, como parte das áreas ocupadas passaram para a iniciativa privada, os clubes terão que devolver as áreas ocupadas e se adequar.

Porém, ganharão melhorias em troca.

Segundo Polillo, ganharão obras de adequação.

A AA dos Portuários manterá sua sede administrativa e ginásio, palco frequente para shows.

Além disso, ganhará uma quadra de futebol society e complexo de quadras de tênis atrás do ginásio.

Já a Portuguesa Santista  ganhará um prédio para abrigar sua estrutura administrativa e outros serviços.

A lateral onde fica o estacionamento do clube integrará o novo empreedimento, pois o espaço se tornará uma das áreas de acesso ao futuro empreendimento.

Dessa forma, a lateral do estádio Ulrico Mursa, onde está o estacionamento da Portuguesa Santista, se tornará acesso ao futuro shopping. Foto: Nando Santos

Estacionamento

Polillo também enfatizou que o estacionamento no subsolo – com quase 5 mil vagas – estará disponível não só entre os clientes do shopping, mas também por torcedores.

Especialmente aqueles que irão assistir as partidas não só da Portuguesa como do Santos FC – localizado a três quadras de distância.

“Haverá uma sinergia muito grande”, acrescenta, na expectativa – e na torcida – pela futura nova arena ou reformulação do estádio Urbano Caldeira.

Além disso, também aqueles que se dirigirão  aos shows na AA dos Portuários.

Não bastasse, o grupo já se adiantou ao comprar áreas particulares próximas ao futuro empreendimento para atender a demanda de serviços.

Outras estão em processo de negociação, especialmente nas imediações das ruas Joaquim Távora e Cincinato Braga – hoje uma via sem saída com acesso apenas ao clube Portuários.

ZEIS

Por sua vez, Polillo esclarece que a área do futuro empreendimento não consta na listagem de 34 ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social presentes no município para construção de residências populares.

Portanto, no início do mês, uma audiência pública sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo tratou sobre os impactos ambientais que a nova legislação trará ao Município.

Assim, o tema acabou sendo abordado por alguns vereadores e ex-vereadores.

“O terreno foi adquirido legalmente na concorrência e não constava nesta listagem gravada há anos”, finalizou.

Polillo também falou dos investimentos no Litoral Plaza Shopping, inclusive com a geração de empregos.

Confira o link

Prefeitura

Em nota, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) informa que a região onde se pretende fazer o empreendimento é uma zona especial de renovação urbana e conta com diretrizes urbanísticas específicas que estão sob análise.

Programa completo

Confira o programa completo

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.