Ônibus municipais passam por nova avaliação | Boqnews

Cidades

11 DE JANEIRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Ônibus municipais passam por nova avaliação

Nesta terça-feira (12), das 9 às 12 horas, os 27 ônibus da frota municipal de Praia Grande (composta por 69 veículos, no total), que ainda não passaram por inspeção do programa de controle da poluição ConscientizAR, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), serão avaliados. A aferição ocorre em frente ao Terminal Tude Bastos, na […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta terça-feira (12), das 9 às 12 horas, os 27 ônibus da frota municipal de Praia Grande (composta por 69 veículos, no total), que ainda não passaram por inspeção do programa de controle da poluição ConscientizAR, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), serão avaliados.


A aferição ocorre em frente ao Terminal Tude Bastos, na Marginal Ministro Marcos Freire, esquina com a Avenida do Trabalhador, próximo a Rotatória Parceria, no Bairro Sítio do Campo. O serviço tem apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp).


A primeira inspeção, realizada no dia 5, avaliou 42 veículos. Na ocasião todos foram aprovados, emitindo níveis de acordo com os padrões estabelecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).


O chefe do Departamento de Transporte da Setransp, Claudenir de Barros Carneiro, destaca a qualidade dos ônibus que estão circulando no Município. “Temos uma das frotas mais novas e modernas do Brasil. Todos os veículos que estão circulando no Município foram adquiridos durante o ano de 2009. Não têm nem um ano de utilização”.


A medição dos níveis de poluentes é feita por um aparelho chamado opacímetro, um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda e maleta com cabos. Através de um facho de luz, o aparelho verifica a cor da fumaça e as partículas de poluição presentes. A aferição é processada por um software instalado em um laptop.


O processo leva cerca de 15 minutos por veículo. O opacímetro é colocado no escapamento dos ônibus, tanto os que estão localizados ao lado da roda, quanto os que ficam na parte superior, que são acessados com auxilio de uma plataforma.


Para serem aprovados, os veículos precisam estar de acordo com os padrões estabelecidos pela Cetesb. Em caso de irregularidade, o prazo para se adequar ao nível de emissão permitido é de sete dias. Passado este período, o veículo passa por nova inspeção. A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.