Parque Ecológico Voturuá é reinaugurado nesta sexta-feira | Boqnews

Cidades

30 DE MAIO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Parque Ecológico Voturuá é reinaugurado nesta sexta-feira

O Parque Ecológico Voturuá abre novamente as suas portas a partir desta sexta-feira (1º/06), às 9 horas, com muito entretenimento e lazer aos visitantes. A reabertura é esperada ansiosamente por todos, já que o equipamento de turismo ficou fechado por dois anos. E para garantir a segurança dos animais e lazer dos visitantes, os 51 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O Parque Ecológico Voturuá abre novamente as suas portas a partir desta sexta-feira (1º/06), às 9 horas, com muito entretenimento e lazer aos visitantes. A reabertura é esperada ansiosamente por todos, já que o equipamento de turismo ficou fechado por dois anos. E para garantir a segurança dos animais e lazer dos visitantes, os 51 funcionários estão a todo vapor para acertar os últimos retoques. O local já está reformado e promete trazer ainda mais visitantes para a Cidade. 
A estrutura do Parque, com capacidade para atender diariamente nove mil pessoas, foi pensada para garantir mais conforto aos frequentadores e, principalmente, segurança e o melhor atendimento aos quase 250 animais do seu zoológico, divididos entre répteis, aves e mamíferos. 
Os visitantes poderão desfrutar de um lazer mais amplo e organizado, com área de playground para as crianças, Posto de Informações Turísticas (PIT) sobre o Parque, além de um grande terreno que foi limpo e nivelado para servir de estacionamento. A entrada é gratuita. 
Retirados das encostas do morro, todas as espécies já estão na parte terrestre do lugar, em recintos mais amplos e adequados para o convívio com mais de uma da espécie. A veterinária Sandra Perez destaca a modificação no recinto dos macacos pregos. Antes, coberto por telhas de sapê, havia o gotejamento dentro do lugar, que formava pequenas poças de água decorrentes das chuvas. Agora, o lugar está com novas telhas construídas de barro. “Agora o novo material tem mais durabilidade e não deixa gotejar nos animais. A tela que reveste também foi trocada para um material mais resistente, aumentando também a durabilidade”, explica Sandra. 
Outra modificação importante no recinto dos macacos pregos foi a ampliação do local para ser abrigada mais uma espécie diferente de macaco. “Dividimos em duas partes e construímos um novo recinto para a chegada de outra espécie. Novos moradores são bem vindos e isso amplia ainda mais o Parque”. A veterinária ainda não sabe qual será a espécie que ocupará a nova “casa”. 
Dentre os animais que desceram do morro, está a onça, as araras e o quati. Para serem abrigados na parte terrestre, biólogos e veterinários pensaram em toda a construção e adequação que o local teria que ter para poder recebê-los. O biólogo Márcio Cisterna planejou e construiu, junto com os estagiários de biologia e veterinária, a nova moradia das araras. ”Montamos os poleiros, ampliamos a altura e largura do espaço e criamos um ponto de fuga, onde as aves podem se esconder caso não queiram ser vistas”. Mais alto e com muito mais espaço, as araras agora estão todas aptas para estarem em exposição. 
Devidamente reconhecido como zoológico, o Parque ampliou a estrutura do antigo prédio para melhorar o desenvolvimento das especialidades de Biologia, Medicina Veterinária, Educação Ambiental, Quarentenário (local onde os animais ficam logo que chegam ao Parque), Extra (recintos ambientados onde ficam os animais excedentes até serem destinados) e Biotério (onde são criadas presas vivas). 
Promovendo agora um melhor tratamento e cuidados com as espécies, no prédio também foram criados dois novos ambulatórios com equipamentos mais modernos, para atender a todas as eventualidades. “Recebemos cinco gaiolas, equipamentos para procedimentos cirúrgicos, camas com balança para pesagem do animal, móveis para o armazenamento de medicamentos dentre outros”, destaca a veterinária Sandra. Além dos dois ambulatórios, o local ganhou também uma sala de recuperação, mais sofisticada. “Todos esses equipamentos foram entregues graças a uma parceria com o Zoológico de São Paulo e a Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista)”, explica. 
Entretenimento – Na reinauguração e durante todos os finais de semana, está prevista a realização de várias oficinas de educação ambiental para todas as idades, no Parque. Esse trabalho vai permitir o desenvolvimento de conhecimentos sobre o equipamento, a responsabilidade ambiental e vai promover o entretenimento no lugar. Toda a programação é pensada e organizada pelos estagiários de Biologia e Veterinária, juntamente com os técnicos em turismo. 
Para esta sexta-feira e durante o final de semana, a partir das 14 horas, está programada a oficina sobre reaproveitamento de isopores. Nesta atividade, as crianças irão aprender sobre como montar uma gravura utilizando isopor. Para se cadastrar, basta enviar um email para [email protected] e solicitar o agendamento da visita monitorada. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.