Porto de Santos completa 132 anos com história de desafios e conquistas | Boqnews
Foto: Divulgação/SPA

Cidades

02 DE FEVEREIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Porto de Santos completa 132 anos com história de desafios e conquistas

Desde sua criação, o cais santista enfrentou desafios e contribuiu para o desenvolvimento da cidade e do Brasil

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Há 132 anos, o Porto de Santos tem desempenhado um papel crucial na economia de Santos e do Brasil.

Desse modo, presenciando mudanças históricas e desafios que moldaram sua trajetória.

Sendo assim, o Porto de Santos iniciou as atividades no começo do século 16, com estruturas rudimentares até o fim do século 19, quando ocorreu a concessão do Porto a investidores privados.

Com isso, o Porto teve sua fundação em 2 de fevereiro de 1892, quando a Companhia Docas de Santos entregou os primeiros 260 metros de cais.

Local

Quando houve a chegada de Martim Afonso de Souza, comandante da primeira expedição colonizadora enviada ao Brasil à Ilha de São Vicente, notou-se que a costa não seria o melhor local para o desenvolvimento do comércio marítimo.

Portanto, o fundador da Vila de Santos, Brás Cubas, percebeu que se houvesse transferência do interior do estuário, no Lagamar do Enguaguaçú, haveria maior proteção aos navios atracados contra intempéries e ataques de piratas.

Desse modo, o primeiro trecho do Porto se estabeleceu em um local conhecido como Valongo, região na qual ficavam dispostos os antigos atracadouros.

O primeiro caminho pavimentado de transposição da Serra do Mar, facilitou o acesso até o porto. Isso se deu por conta da expansão da produção açucareira no interior do Estado de São Paulo no final do século 18. Batizado de Calçada do Lorena, foi utilizado também para as exportações de café em grãos, a partir de 1795.

Imigrantes

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil ocorreu por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café. E o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

Dessa forma, no dia 18 de junho de 1908, 781 imigrantes chegaram ao Porto de Santos no navio Kasato Maru, após mais de 50 dias em alto-mar. Outros povos, como portugueses, espanhois, árabes, entre outros.

Ao longo de sua história, o Porto enfrentou desafios inesperados, como a epidemia de peste bubônica, uma infecção bacteriana. “Impactou muito a cidade e não só o país. Como temos o principal Porto da América Latina, tudo que acontece na nossa Cidade e nos últimos 100 anos, tem relação com a história do País como um todo. Em 1899, a peste veio para o Brasil e Santos era o 2º porto do país. A doença entrou por ele. Foi um choque e a cidade sofreu muito”, conta a historiadora Cristiane Amarante.

Desse modo, a história do Porto de Santos, marcada por imigrantes, epidemias e modernização, reflete não apenas o passado. Mas também aponta para o futuro, onde novos capítulos serão escritos.

Recordes

O volume de cargas movimentadas em dezembro de 2023 registrou aumento de 29,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, ao totalizar 15,6 milhões de toneladas.

No acumulado de 2023, o Porto de Santos atingiu a marca recorde de 173,3 milhões de toneladas movimentadas, ao superar em 6,7% o recorde anterior, registrado em 2022 (162,4 milhões toneladas).

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.