Inaugurado na sexta-feira (28), o novo Centro de Atividades Turísticas de Santos (CAT) promete alavancar a economia e o turismo de negócios na cidade.
A obra foi feita pelo Grupo Mendes em contrapartida prevista em lei à Prefeitura Municipal de Santos.
O custo total do novo equipamento girou em aproximadamente R$ 60 milhões. De acordo com o engenheiro responsável Claudio Rocha Soares, o planejamento da obra se atentou em oferecer o melhor aproveitamento do espaço. “Trabalhamos com a técnica de laje protendida, muito utilizada em locais que precisam de grandes espaços entre os pilares” destacou o engenheiro.
Estrutura
O Santos Convention Center tem uma área de 32.565,81 metros quadrados, com o pavilhão de feiras e exposições no primeiro andar e um salão de eventos no segundo. A área externa também passou por uma grande mudança, sendo totalmente reformada, com a Praça Almirante Gago Coutinho se tornando um ponto de referência.
Além disso, o painel do artista Eduardo Kobra que traz o retrato de marcos da cidade, como o Museu do Café, Bonde, Pelé e Porto, também levará milhares de pessoas ao local. Para quem for ao CAT de carro, o estacionamento coberto tem vaga para 380 veículos.
Expectativa e Licitação
A expectativa é uma das mais positivas para o turismo e a economia. O novo espaço será benéfico para as agências, principalmente na época da temporada, comerciantes do bairro da Ponta da Praia ou pessoas que enxergam nos eventos uma possibilidade maior para conseguir trabalhar, caso dos taxistas e ambulantes.
A espera é por shows e festivais maiores que no Mendes Convention Center, a ser desativado, pois a empresa francesa GL Events venceu a licitação. A multinacional, que realiza eventos de grande porte, tem contrato de concessão de 24 anos, com isenção do pagamento anual do IPTU.