Unir esforços contra a fome | Boqnews

Opiniões

08 DE SETEMBRO DE 2023

Unir esforços contra a fome

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Lançado esta semana, o Plano Brasil Sem Fome é mais uma tentativa para reverter a penúria que atinge cerca de 33,1 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil.

A ideia consiste basicamente em identificar e atender essa parcela da população por meio de gestores e profissionais que atuam as redes de saúde e assistência social do País.

A prioridade, em constatada a precariedade, será dada a crianças, gestantes, idosos, população em situação de rua, refugiados, pessoas negras, domicílios chefiados por mulheres, povos originários e comunidades tradicionais em situação de potencial risco para insegurança alimentar e nutricional.

Apesar das inúmeras demonstrações de boa intenção da presidente Lula, de dirigir todos os esforços do seu governo para eliminar a fome no País, as ações adotadas durantes as últimas décadas, inclusive quando dos seus últimos dois mandatos, se revelaram tímidas diante do imenso desafio imposto por essa realidade. Inegavelmente a urgência no atendimento dessa demanda premente se faz necessária.

Porém, seria de maior valia se a iniciativa viesse também acompanhada de ações visando a criação de alternativas para a criação de oportunidades de geração de renda para esses assistidos, que por certo desejam menos complacência e mais condições de assegurar de forma perene garantias mínimas de sobrevivência com dignidade.

Além do estabelecimento de políticas de incentivo à produção de alimentos, por meio de estímulos a agricultura familiar, enfatizar, nesse momento, a geração de renda por meio da ocupação de trabalhadores em projetos voltados à melhoria das condições de vida da população, como habitação, saneamento e infraestrutura urbana, é de fundamental importância.

Por isso, deve também estar entre as principais prioridades das autoridades públicas.

É de esperar do presidente Lula menos retórica e mais empenho e agilidade na formulação de políticas que possibilitem estreitar as parcerias com estados e, sobretudo, com os municípios, propiciando conhecer melhor as demandas e realidades de cada comunidade a serem atendida. Afinal, quem tem fome tem pressa.

Da mesma forma, aos segmentos envolvidas cabe o entendimento e a altivez política para a reversão de uma realidade que envergonha a todos, especialmente em uma Nação que cada vez mais se notabiliza como um dos principais produtores de alimentos do mundo.

Mais que do que a defesa de bandeiras partidárias e ações eleiçoeiras, o combate à fome é uma tarefa a ser cumprida por todos os brasileiros, sem exceção, uma vez que representa mais que um ato de benevolência, mas sim de humanidade.

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.