Conheça Della Casa, um santista que é treinador na Suíça | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

12 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça Della Casa, um santista que é treinador na Suíça

Edvaldo Della Casa é treinador de futebol na Suíça há dez anos. Atualmente, ele é técnico do FC Breitenrain, da capital Berna

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

edvaldodellacasaSempre ouvimos dizer que o futebol está cada vez mais globalizado. Foi-se o tempo em que jogadores ficavam restritos aos seus locais de origem. Com os treinadores não é diferente. Apesar da migração de treinadores brasileiros para a Europa ainda se encontrar em fase embrionária, um santista faz parte desse movimento.

Edvaldo Della Casa, o Della, já está na Suíça há quase 20 anos trabalhando no mundo do futebol. A sua chegada ainda como jogador foi em 1997 a convite de um conhecido. “Sempre tive a mentalidade de buscar algo fora do Brasil e quando o convite ocorreu eu já estava preparado. O destino me levou e fui ficando. É um país de primeiro mundo, que funciona. Você vê o retorno de seus impostos nos serviços”, afirma.

Primeiros anos
Antes de ir à Suíça, Edvaldo teve passagens como jogador pelo Comercial de Registro, Independente e Portuguesa Santista. Desde cedo, ele já investia na carreira acadêmica. Primeiro se graduou em Educação Física pela FEFIS – Santos e em seguida, se dedicou a cursos de especialização esportivas e licenças de treinador.

“O esporte sempre esteve no meu sangue. Desde cedo tive influências do meu pai, Edvaldo Della Casa, que foi treinador de basquete e futebol. Aos 25 anos, já na Suíça, comecei a fazer os cursos da UEFA para técnico… Não é que pensava em ser treinador, se eu fosse usá-los ou não só o futuro iria me dizer. Assim que parei de jogar, eu tinha a licença para treinar times menores e o convite acabou surgindo”, explica.

Treinador
Hoje, aos 41 anos, Della treina o FC Breitenrain, um time localizado na capital do país, Berna, e que disputa a Promotion League (equivalente a terceira divisão). Esse já é o décimo trabalho dele na terra do chocolate.

“Em janeiro começo o curso UEFA Pro, — o último nível de licença que permite trabalhar na primeira, segunda divisão e toda a Europa — e assim estarei aberto para todo o mercado. O meu objetivo é esta pronto para assumir qualquer equipe das ligas mais altas e em qualquer país. Não descarto trabalhar no Brasil futuramente. É até um objetivo, mas agora pretendo focar no curso UEFA Pro que dura dois anos para obter a licença ”.

edvaldinho2

Diferenças e impressões
Para Della Casa, o futebol suíço evoluiu muito nos últimos anos ,e os resultados da seleção nacional demonstram isso. “Isso ocorre muito por causa do investimento da federação na formação de treinadores, infraestrutura, cursos de atualização, estudos sobre a metodologia do futebol e agora eles vêm colhendo os frutos”, avalia.

Uma das grandes diferenças apontadas por ele entre o futebol jogado aqui e na Europa é o respeito que existe na relação entre jogador e técnico. “Os atletlas sabem o quanto o treinador estudou para estar ali. Existe um respeito muito grande. Diferente do Brasil, onde um ex-jogador assume grandes equipes, às vezes sem a formação necessária, e logo em seguida são demitidos. Falta base teórica, científica. A postura e o profisisonalismo é diferente por aqui e isso me motiva a tentar o sucesso na Europa”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.