Mescla de experiência e juventude: a marca do Santos FC nos últimos anos | Boqnews
Ricardo Saibun/SFC

Futebol

13 DE FEVEREIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Mescla de experiência e juventude: a marca do Santos FC nos últimos anos

Atletas da base tem demonstrado bom desempenho com elencos recheados com jogadores cada vez mais velhos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Conhecido por valorizar sua base e dar espaço aos Meninos da Vila, o Santos Futebol Clube vem mantendo uma tradição nos últimos campeonatos verificada também neste ano: o equilíbrio entre a juventude e experiência. Mesmo com a média de idade do time de 2015 sendo a maior dos últimos três anos e contando com atletas mais experientes no elenco, os números não são tão diferentes dos registrados nos campeonatos paulistas anteriores.

Vale lembrar que o Alvinegro Praiano chegou às últimas seis decisões do Estadual, conquistando três taças (2010, 2011 e 2012) e ficando com três vices (2009, 2013 e 2014). Sempre os times tinham como destaque jovens talentos, porém os jogadores mais velhos apareciam como fiéis da balança na missão de dividir a responsabilidade com os meninos.

Em 2015, a média de idade do time titular que entrou em campo no clássico diante do São Paulo, na última quarta-feira (11), é de 27,5 anos. Jogadores como Renato (35), Ricardo Oliveira (34) e Robinho (31) elevam o dado. Porém, tendo como base a mesma equipe titular, e substituindo Oliveira por Gabriel (com 18 anos), a média de idade do time cai para 26.
Para efeito de comparação, a média de idade da equipe titular do Peixe na decisão do Paulista de 2014 diante do Ituano era de 25,9 anos. Naquela partida, os jogadores mais velhos em campo eram Aranha (então com 33) e Cícero (com 29, à época). Na decisão de 2013, no clássico diante do Corinthians, a média da equipe, que ainda contava com Neymar, era de 26,9 anos. No segundo jogo da decisão, os atletas mais experientes em campo eram os zagueiros Edu Dracena (31 anos à época) e Durval (então com 32).

Presença da base
Nos últimos anos, a presença de atletas da base tem sido uma constante nos grupos do Santos. Na equipe da última quarta-feira (11), no jogo contra o São Paulo FC, eram apenas dois “Meninos da Vila” entre os titulares: Alisson (21 anos) e Geuvânio (22). Os mesmos também eram os únicos presentes entre os onze que entraram em campo na final do Paulistão diante do Ituano, em 2014. Já em 2013 estavam no time que empatou com o Corinthians por 1 a 1 na Vila Belmiro, resultado que deu o título à equipe da Capital, Rafael, Felipe Anderson e Neymar.
Em todos as decisões, porém, no banco de reservas, existiam jogadores da base. Em 2013, eram três garotos entre os suplentes (Alisson, Emerson e André). Em 2014, foram cinco (Vladmir, Jubal, Alan Santos, Gabriel e Stéfano Yuri)

Ataque
O início do Santos neste Paulistão, porém, tem sido aquém se comparado com as outras temporadas. Nas primeiras quatro rodadas deste ano foram cinco gols marcados e um sofrido, com oito pontos. Em 2014, no mesmo período, foram oito gols marcados e dois sofridos, com 10 pontos ganhos. Já em 2013, a equipe já havia marcado nove vezes em quatro jogos, e sofrido três revezes, somando os mesmos dez pontos.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.