Santos propõe ao SPU a compra definitiva da área do CT Rei Pelé | Boqnews
Foto: Divulgação/Santos FC

Esportes

15 DE DEZEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Santos propõe ao SPU a compra definitiva da área do CT Rei Pelé

Futura diretoria se reuniu com o Governo Federal para tratar do assunto

Por: Felipy Brandão
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O presidente eleito do Santos, Marcelo Teixeira, se reuniu na última quarta-feira (13) com membros do Governo Federal para discutir a atual situação do CT Rei Pelé, que pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O encontro, em Brasília, teve a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França, e do deputado Paulo Alexandre Barbosa, além do ex-parlamentar Júnior Bozzela, todos santistas.

No início deste ano, o Santos havia formalizado ao Governo Federal uma proposta de compra do terreno do CT Rei Pelé. Os valores são mantidos em sigilo pelo clube da Vila Belmiro, mas a ideia era arcar com uma parcela mensal e amortizar a dívida com uma porcentagem do dinheiro recebido em transferências internacionais.

No momento em que a proposta tinha sido feita para o Governo, apesar da crise financeira, o presidente Andres Rueda entendia que o Santos possuía totais condições de arcar com as parcelas de uma possível compra.

Localizado próximo ao estádio da Vila Belmiro, o terreno do CT Rei Pelé pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e foi cedido ao Santos em 1996 sob contrapartidas sociais, como o desenvolvimento de jovens e adolescentes da Baixada Santista e o fomento ao esporte.

No passado, em diversas ocasiões, o Santos deixou de cumprir cláusulas do acordo e correu o risco de perder a cessão do terreno. Não há prazo para saber quando haverá a definição sobre a cessão da área.

 

Nova Vila Belmiro

Teixeira também  se reuniu com a WTorre para discutir a construção da nova Vila Belmiro.

O encontro, em São Paulo, serviu para as partes manifestarem o interesse em dar sequência ao projeto já aprovado pelos sócios do clube no fim do ano passado.

Já há um “MoU” (memorando de entendimento) assinado para o início das obras. A empreiteira, responsável também pela construção do estádio do Palmeiras e de outras arenas pelo mundo, aguarda a captação de recursos para que a nova Vila Belmiro saia do papel.

Somente depois que uma parte das cadeiras da nova casa do Santos for vendida é que as obras começarão.

No fim do ano passado, quando o projeto foi aprovado pelos sócios, a expectativa do Santos e da própria WTorre era de que a venda de cadeiras pudesse começar no dia do aniversário do clube, em abril, mas isso não foi possível.

A nova casa do Santos terá capacidade para 30.108 pessoas e será dividida em quatro setores: Arquibancada, Deck Premium, Camarote e Arquibancada Superior. Os sócios do clube já aprovaram a construção do estádio.

A nova Vila Belmiro será construída numa área de 71.690,46 m² e terá 27 lojas internas e 36 lojas externas e estacionamento para 576 veículos.

 

Novo técnico para 2024

O Santos procurou o técnico Fábio Carille e fez uma proposta para contratá-lo para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2024.

O Peixe, porém, vê o negócio com o treinador do V-Varen Nagasaki, do Japão, como muito difícil de acontecer neste momento. Carille já trabalhou no Santos. Em 2021, o treinador ajudou a equipe a escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Por causa deste bom trabalho, o Peixe tentou contratar o técnico novamente durante a campanha da queda neste ano, mas as questões financeiras também pesaram.

Fábio Carille virou alvo do Santos depois que Thiago Carpini desistiu de deixar o Juventude para ir para o clube. O principal entrave na negociação com o treinador que está no futebol japonês é a multa contratual, que é de pouco mais de 1 milhão de dólares (quase R$ 5 milhões, de acordo com a cotação atual).

Em crise financeira, o Santos já havia tentado “driblar” a multa contratual para tirar Thiago Carpini do Juventude, que era bem menor: R$ 1 milhão. O Peixe ofereceu jogadores por empréstimo à equipe gaúcha, arcando com os salários, mas a oferta foi recusada.

Sem sucesso nas negociações com Carpini, o Santos virou a mira para Fábio Carille. As conversas, porém, são consideradas muito difíceis por causa das questões financeiras. O Peixe mantém a esperança de contratá-lo, mas busca outras opções no mercado.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.