Recuperação da Mata Atlântica dá a Santos primeira colocação em prêmio ambiental | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira/arquivo

Meio Ambiente

21 DE JUNHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Recuperação da Mata Atlântica dá a Santos primeira colocação em prêmio ambiental

Prêmio reconhece Prefeitura pela conservação e manutenção de áreas verdes e existência de planos preventivos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) colocou Santos em primeiro lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis.

Sendo assim, acelerando a implementação da Agenda 2023, no Eixo Ambiental (Cidades Médias).

O prêmio é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis e visa incentivar a produção e aumentar a visibilidade de boas práticas na gestão pública.

Desse modo, a cerimônia de entrega ocorreu no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na noite de sexta-feira (16).

Portanto, durante a abertura da Virada ODS e contou com a presença de diversas autoridades.

Entre eles o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, lideranças empresariais e da sociedade civil e representantes do Sistema ONU Brasil.

Foto: Divulgação

Santos se destacou pelas práticas apresentadas no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Santos, aborda a questão de conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica em todo o território municipal, inclusive nas áreas urbanas, devendo apontar áreas e ações prioritárias.

Dessa maneira, ao saber do reconhecimento, o prefeito Rogério Santos reforçou a observância do Município à questão ambiental.

“Trabalhamos em políticas públicas que conciliam o desenvolvimento social e urbano com o respeito ao meio ambiente. Temos uma visão integrada, de atenção às pessoas, ao desenvolvimento humano, à geração de empregos e renda, aliada à habitação digna. Buscamos esse equilíbrio”.

PMMA

Dessa forma, construído de forma participativa, no período de 2019 a 2021, e aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o PMMA possibilita ainda potencializar a resiliência do Município frente às mudanças do clima e contribuir para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Além disso, entre os motivos pelos quais o Plano se sobressaiu em meio às iniciativas apresentadas por outros municípios no Prêmio Cidades Sustentáveis, estão a realização dos Planos Operativos Anuais (Poas), nos quais são detalhadas as ações do PMMA e definidos indicadores, prazos e outros elementos essenciais para sua implementação e monitoramento – e dos Relatórios Anuais, disponíveis a toda a população por meio do hotsite, que é parte fundamental de seu Plano de Comunicação. Além da existência de um Grupo Técnico de Trabalho (GTT), que acompanha todas as ações do PMMA.

“O Prêmio Cidades Sustentáveis indica que Santos está no caminho certo no cuidado com o Meio Ambiente, agregando ciência e conhecimento, envolvendo o cidadão, as universidades e organizações nas soluções. É o resultado do trabalho de todos nós”, comemorou o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório.

O Prêmio Cidades Sustentáveis busca reconhecer as Boas Práticas de cidades que estão avançando na implementação da Agenda 2023 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.