Temer assume presidência com a saída de Dilma | Boqnews
Divulgação

Política

12 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Temer assume presidência com a saída de Dilma

Decisão ocorreu no Senado após 20 horas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A presidenta será afastada do cargo por até 180 dias, período em que um novo parecer será elaborado, debatido e votado. Nesse período, o vice Michel Temer assumirá a presidência do país até o encerramento do processo. E Temer chega ao comando interino do país rodeado de “homens fortes” do PMDB.

Cinco deles em especial se destacam como aliados bastante próximos do novo presidente: Eliseu Padilha, Romero Jucá, Geddel Vieira Lima, Moreira Franco e Henrique Eduardo Alves, que devem ter papel de destaque no novo ministério, que devem ter pastas reduzidas.

Para o senador Romero Jucá (PMDB-RR) o primeiro desafio que o vice-presidente Michel Temer terá ao assumir a Presidência da República será de garantir a uma base política estável para aprovar reformas no Congresso Nacional.

“Temos uma grande pauta para mudar a direção do país e encarar o desafio primeiro, o da estabilidade política. Isso é fundamental [para] que o vice-presidente Michel Temer, no governo, possa montar uma base estável política que nos ajude a fazer os ajustes”, disse Jucá.

Economia

O senador falou com jornalistas logo após a confirmação do afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Ele disse que, em seguida, Temer terá que mostrar disposição para resolver os problemas da economia. “Depois teremos que encarar a nova dimensão da economia, incentivar os investimentos, voltar a ter segurança jurídica, credibilidade do governo, dar previsibilidade à economia para que os agentes econômicos – tanto internos quanto externos – possam investir no Brasil e ver o país como um porto seguro para investimentos tendo retorno garantido”, acrescentou.

Romero Jucá rebateu afirmações de que o governo de Temer seria ilegítimo. Para o senador, a decisão do Senado mostra que ao afastamento de Dilma foi constitucional. Cotado para comandar o Ministério do Planejamento, Jucá evitou comentar se, de fato, será ministro de Temer. Ele, porém, disse que a posse dos novos ministros deverá acontecer às 16h no Palácio do Planalto.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.