Conheça os mistérios de Paranapiacaba | Boqnews
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santo André

Turismo

22 DE SETEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça os mistérios de Paranapiacaba

Diversos pontos compõem o destino histórico e o charme da encantadora Vila de Paranapiacaba, localizada em Santo André

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Paranapiacaba é uma vila histórica localizada em Santo André, conhecida por sua ligação com a ferrovia e a história da industrialização.
Além disso, a Vila é tombada como patrimônio histórico pelos órgãos de preservação patrimonial federal, estadual e municipal (IPHAN, Condephaat e Comdephasa). Portanto, paranapiacaba, atualmente, passa por processo de restauração financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento – Cidades Históricas, do Governo Federal.
Para explorar as principais atrações da vila e desfrutar do seu charme histórico e natural seguem alguns pontos históricos da cidades.

Centro Histórico

Comece explorando o centro histórico da vila, onde você encontrará casas de estilo inglês e ruas de paralelepípedos. Visite o Museu Castelo e o Museu Funicular para aprender mais sobre a história da região.

Estrada de Ferro

Não deixe de dar uma olhada na antiga estação ferroviária e nas locomotivas a vapor. Além disso, a Estrada de Ferro é uma parte importante da história de Paranapiacaba.

Trilha na Natureza

Há várias trilhas na região que oferecem vistas deslumbrantes da Mata Atlântica. Desse modo, a trilha da cachoeira, a do mirante e a da vila são opções populares. Lembrando que é importante ir com um guia turístico. Também é bom levar repelente e protetor solar.

Gastronomia Local

Experimente pratos típicos da região, além disso, o sorvete de cambuci é um sucesso. Ele pode ser encontrado tanto na Parte Baixa, como na Parte Alta da Vila, em barraquinhas com máquinas de sorvete. Portanto, dê uma volta pelas lojas de artesanato e lojinhas de conveniência para levar lembranças para casa.

Mercado

Local de abastecimento de secos e molhados dos antigos ferroviários, a construção foi restaurada, tornando-se um espaço multi-cultural. Durante o festival acomoda o Espaço Cambuci, feira de produtos gastronômicos com a fruta típica da Mata Atlântica. O cambuci é tradicionalmente utilizado em receitas típicas locais.  Assim como, como bebidas, sucos, doces e até mesmo pratos salgados.
Localizado na avenida Manoel Ferraz de Campos Salles, s/nº e funciona das 10h às 19h.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.