Frágeis, recém-nascidos necessitam de cuidados especiais | Boqnews
Foto: Divulgação

Prevenção

10 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Frágeis, recém-nascidos necessitam de cuidados especiais

O simples ato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima já diminui drasticamente o risco da morte súbita acontecer

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As queimaduras são perigosas aos recém-nascidos. Muitas vezes essas situações ocorrem na cozinha, em algum momento de distração dos adultos, quando a criança tem contato com água quente ou com frigideiras com gordura, por exemplo

As queimaduras são perigosas aos recém-nascidos. Muitas vezes essas situações ocorrem na cozinha, em algum momento de distração dos adultos, quando a criança tem contato com água quente ou com frigideiras com gordura, por exemplo

Após nove meses, os bebês chegam, e, como eles, a alegria nas famílias se renova. A rotina dos pais e dos parentes mais próximos muda para cuidar do novo integrante do lar.

Para dar mais segurança ao recém-nascido, é preciso adaptar a residência para que os riscos diminuam e itens ou medidas aparentemente inofensivas não causem maiores transtornos.

Nesse contexto, há uma síndrome de morte súbita dos recém-nascidos que ainda é desconhecida pela maioria das pessoas e inconclusiva para os médicos. O maior número de registros do problema ocorre entre os dois e quatro primeiros meses do bebê, principalmente das 0h às 6h, quando os pais também estão repousando.

O simples ato de colocar a criança para dormir de barriga para cima já diminui drasticamente o risco da morte súbita acontecer. Porém, a posição mais usual de colocar os pequenos para dormir continua sendo a de lado. Nesta situação, o bebê, por ainda não possuir um reflexo desenvolvido, pode rolar e ficar de barriga para baixo, posição não recomendada pelos especialistas.

Asfixia
Pelúcias, almofadas e roupas de cama soltas merecem uma atenção especial. Esse itens, se colocados de forma incorreta e demasiada junto ao recém-nascido, podem fazer com que ele tenha dificuldade na respiração, provocando até um quadro de asfixia.

Outra situação que aflige os pais são os inúmeros objetos pequenos que são encontrados pela casa. Evite que o bebê tenha contato com esses tipos de utensílios para que não haja riscos da criança engolir algo e causar sufocamento.

Mais cuidados
As queimaduras são perigosas aos recém-nascidos. Muitas vezes essas situações ocorrem na cozinha, em algum momento de distração dos adultos, quando a criança tem contato com água quente ou com frigideiras com gordura, por exemplo.

Os andadores, ainda muito utilizados, não são aconselhados pelos médicos. Esses instrumentos dificultam o desenvolvimento do corpo do bebê, além de prejudicarem o aprendizado natural de se locomover. Evitar que os pequenos tenham alcance aos produtos de limpeza e preferir móveis com pontas arredondadas são outras situações que podem amenizar os riscos de acidentes.

No trânsito, muitas pessoas não seguem as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ao transportar um bebê de até um ano de idade sem a cadeirinha específica (bebê conforto). Esse utensílio deve ser instalado de costas ao movimento do veículo, para maior segurança. Não seguir essa medida ocasiona em infração gravíssima.

No trânsito, muitas pessoas não seguem as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ao transportar um bebê de até um ano de idade sem a cadeirinha específica (bebê conforto)

No trânsito, muitas pessoas não seguem as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), ao transportar um bebê de até um ano de idade sem a cadeirinha específica (bebê conforto)

Amamentação
Alguns problemas são mais graves e influenciam diretamente na saúde do recém-nascido. Segundo a médica Luciana Villas Boas, responsável pela UTI Neonatal e Infantil do Hospital Ana Costa, o leite materno é fundamental nos primeiros meses da criança.

“Na teoria, todas as mães podem amamentar. A não ser que ela tenha HIV ou alguma doença que a impossibilite. Se ela fez alguma cirurgia, ou se ela está internada por causa do parto, aí temos que dar o leite artificial”. A médica também enfatiza a necessidade da doação aos bancos de leite. “Alguns hospitais têm banco de leite humano e a doação é importante”.

Prematuros
Os bebês prematuros são ainda mais frágeis e podem desencadear inúmeros transtornos. Com o intuito de auxiliar na recuperação, a Casa da Esperança de Santos atende recém-nascidos de risco. Exercícios terapêuticos e educativos com a família são algumas ações que a instituição oferece.

A prioridade é para que haja um acompanhamento nos primeiros 18 meses da criança. Para suprir as necessidades, a entidade realiza trabalhos de inclusão para os mais carentes. Fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos analisam os quadros dos pequenos pacientes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.