Médicos conscientizam população no Dia de Prevenção à Surdez | Boqnews
10 de novembro de 2008

Médicos conscientizam população no Dia de Prevenção à Surdez

 



Evitar áreas com barulhos intensos, medicamentos ototóxicos (antibióticos e antiinflamatórios que prejudicam a audição) e, principalmente, o alto volume de som nos fones de ouvido são algumas das recomendações para a saúde dos ouvidos sugeridas pelo otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira da Otologia, Ciríaco Cristóvão Tavares, em entrevista ao programa Cotidiano, da Rádio Nacional.


Os fatores citados pelo especialista são os principais focos da Campanha Nacional da Saúde Auditiva criada há quatro anos pela Sociedade Brasileira de Otologia. Hoje (10), em comemoração ao Dia de Prevenção e Combate à Surdez, os médicos trabalham voluntariamente em aulas explicativas e ações de conscientização por todo o país.


O alerta aos riscos do uso de fones de ouvido é o destaque da campanha neste ano. “As pessoas estão exagerando no uso. Tanto do ponto de vista de tempo quanto do ponto de vista de volume.”


Segundo o especialista, a metade do volume máximo representa 95 decibéis, quando o limite recomendado é de 85. Ele explica que a intensidade do som é capaz de provocar, em médio prazo, a perda irreversível da audição.


Os ruídos emitidos pelos barulhos nas grandes cidades é também outro fator que preocupa os especialistas. Uma região de tráfego intenso, por exemplo, pode emitir intensidade sonora de até 80 decibéis, conta Ciríaco. “Deve-se evitar ficar muito tempo nessas áreas. É um nível de pressão sonora que pode realmente trazer problemas.”


O especialista também adverte para uso dos medicamento do grupo ototóxicos, ou seja, tóxicos à função do ouvido. Antibióticos e anti-flamatórios são alguns tipos de drogas que fazem parte desse grupo. “São drogas realmente daninhas ao ouvido interno”, adverte Dr. Ciríaco.


Ele conta que os recém-nascidos prematuros são mais propensos à sofrerem com esse tipo de medicamento. Os bebês estão sujeitos a infecções sistêmicas e as drogas usadas no tratamento dessas infecções são exatamente os ototóxicos.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.