Casa da Mulher será referência no atendimento à população | Boqnews

Serviço público

09 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Casa da Mulher será referência no atendimento à população

Espaço ocupará imóvel na Avenida Rangel Pestana, ao lado da Defesa Civil. Previsão é que esteja concluída até março de 2024

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cidade mais feminina do Brasil (54,25% da população, conforme o Censo de 2010), Santos ganhará a Casa da Mulher dentro de um ano.

O espaço, em parceria com o Governo do Estado, irá desenvolver políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade e em casos de violência doméstica.

Em Santos, 68 mil lares são liderados por mulheres.

Dessa maneira, o Município integra a listagem definida pelo governo estadual ainda na gestão do ex-governador João Doria.

Ao todo, 43 cidades estão entre as contempladas.

Por sua vez, o equipamento ocupará o imóvel na Avenida Rangel Pestana, ao lado do prédio da Defesa Civil (número 140 da via).

Portanto, a licitação para a reforma ocorreu no mês passado.

“Buscamos um lugar central às mulheres para facilitar o acesso delas”, salienta a secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos,  vice-prefeita Renata Bravo.

Ela participou do Jornal Enfoque de hoje (9), onde comentou sobre o futuro serviço público.

Serviços

Assim, a intenção, segundo a secretária, é tornar o espaço em um ponto de referência para as mulheres em situação de vulnerabilidade.

“O local terá assistência jurídica, social, psicológica, espaços para capacitação profissional, auditórios e brinquedoteca para as mães deixarem seus filhos”, salienta.

Dessa vez, a ideia é que o espaço seja entregue entre janeiro a março do próximo ano.

Por sua vez, a capacitação é fundamental para milhares de mulheres santistas.

Afinal, 80% dos alunos das Vilas Criativas são mulheres.

Além disso, elas representam 70% das participantes do Capacita Santos.

A vice-prefeita e secretária municipal Renata Bravo falou dos planos para a pasta e também sobre eleições. Foto: Carla Nascimento

PSDB

Presidente do PSDB em Santos, a vice-prefeita também aguarda o novo momento que partido vive para analisar os rumos da legenda no Município.

Assim, o partido conta atualmente com chapa pura no Executivo (prefeito Rogério Santos e ela própria), além do presidente da Câmara, Cacá Teixeira, um dos fundadores da legenda na Cidade.

“É muito grande a nossa responsabilidade na defesa do partido no município. Há que se ter uma consideração do tamanho do partido em nossa Cidade”, salientou.

Assim, a partir de maio ocorrerão encontros para dar início às convenções nos estados e municípios, que deverão ser programadas a partir de agosto.

Indagada sobre as eleições municipais de 2024, Renata Bravo diz que pretende continuar na presidência do partido, mas reconhece que a política “é um jogo de xadrez”.

Dessa forma, sobre a possibilidade de continuar vice para o eventual segundo mandato do prefeito Rogério Santos (PSDB), ela enfatizou que integra um grupo político liderado pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, a quem tem convivência há 20 anos, assim como o próprio prefeito.

“A reeleição é válida para o vice, mas no jogo de xadrez tudo é possível”, diz.

No entanto, ela reconhece que são mínimas as chances de novamente ocorrer uma chapa pura tucana no próximo ano.

“A possibilidade de se repetir é muito difícil”, reconhece.

Por sua vez, ela explica que tem um perfil maior para atuação no Executivo que o Legislativo.

“Mas muita coisa ainda precisa ser conversada”, acrescenta.

A vice-prefeita também criticou a atitude do deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) em razão de suas falas repletas de transfobia durante sessão da Câmara Federal de ontem, Dia Internacional da Mulher.

“Lamentável”, resume.

Ela também falou de outros temas, como a criação do Fundo Municipal da Mulher, lançado nesta semana.

Confira o programa completo

 

Leia também

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.