Santos cria projeto para incentivar moradias no Centro Histórico | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira

habitação

02 DE FEVEREIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Santos cria projeto para incentivar moradias no Centro Histórico

Projeto de lei enviado à Câmara quer contemplar famílias de baixa renda e servidores públicos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos lançará um programa para incentivar a habitação nos bairros da Região Central.

Sendo assim, o ‘Casa Santista’ será um subsídio pessoal e intransferível, para incentivar a produção de empreendimentos habitacionais de interesse social, requalificação de imóveis e aquisição de unidades habitacionais nos bairros Centro, Valongo, Paquetá, Vila Nova e Chinês.

A iniciativa teve anúncio pelo prefeito Rogério Santos, na forma de projeto de lei apresentado na primeira sessão do Legislativo deste ano.

Desse modo, realizada na última quinta-feira (1º), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal.

O projeto destina-se a famílias de baixa renda, a movimentos pró-moradia e servidores públicos municipais de Santos, estabelecendo uma política habitacional de subsídio para aquisição.

“Habitação é uma das grandes políticas sociais, dá dignidade e dá segurança, proporcionando o pertencimento. É um projeto que não é só uma política habitacional, como também de desenvolvimento urbano, em que a Prefeitura propõe subsidiar moradias no nosso Centro Histórico. O nosso propósito é incentivar a moradia na região”, afirmou o prefeito.

Além disso, o Casa Santista ainda estabelece diretrizes como promover a moradia nos pontos especificados. E ampliar convênios para provisão de Habitação de Interesse Social, diversificar modelos de contratação.

Assim como, propiciar moradias para munícipes de baixa renda, instituir política habitacional para servidores públicos de Santos e adotar mecanismos de acompanhamento das ações do programa.

A ação atenderá três grupos distintos: Grupo 1 (prioritário), com renda até três salários mínimos; Grupo 2, com renda entre três e seis salários mínimos; Grupo 3, servidores municipais (desde que autorizem o acesso às informações cadastrais) com renda até 7,5 salários mínimos, estabelecendo critérios específicos para participação, como o tipo de cargo e admissão temporária.

Para participar, o beneficiário deverá atender a critérios como enquadramento exigido pelo agente financeiro, não possuir outro imóvel e não ter sido contemplado por outros programas habitacionais. Além de possuir crédito pré-aprovado, e atender aos requisitos estabelecidos pelo Poder Executivo.

O Casa Santista terá financiamento pelo Fundo Municipal de Habitação e outras fontes previstas no orçamento municipal.

Portanto, com depósito prévio em conta específica para as operações.

O Programa terá gerenciamento pela Cohab-ST em conjunto com Secretarias Municipais. E as despesas serão custeadas por dotações orçamentárias próprias, com limite estimado de R$ 10 milhões para o exercício de 2025.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.