Xeque-mate dos eleitores | Boqnews

Opiniões

01 DE OUTUBRO DE 2010

Xeque-mate dos eleitores

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A abertura das urnas neste domingo (3) antecipa, para muitos dos candidatos, as pretensões eleitorais para 2012. Ou seja, a performance eleitoral pode alavancar ou enterrar possíveis candidaturas municipais. Afinal, para alguns dos postulantes é melhor ser rei ou rainha em sua cidade do que pertencer ao baixo clero na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal. Em âmbito regional, exemplos não faltam. Em Praia Grande, o ex-prefeito Alberto Mourão (PSDB) tenta voltar à Câmara Federal. Já o fez em 1998, quando obteve  vaga.
Dois anos depois estava de volta à prefeitura, tendo governado até 2008, fazendo o sucessor, Roberto Francisco (PSDB). Resta saber se desta vez, caso eleito, Mourão repetirá sua decisão ou cumprirá o mandato ao qual foi designado pelos seus eleitores abrindo espaço para o atual prefeito tentar a reeleição, caso não ocorram mudanças na legislação.
São Vicente também se depara com esta realidade. Com o fim do mandato de Tércio Garcia em 2012, sem possibilidade de reeleição, eventuais candidatos que obtiverem uma boa performance neste domingo poderão se credenciar para alçar novos voos daqui a dois anos.
Márcio França, que deverá ser um dos candidatos mais votados do Estado para à Câmara Federak, conforme indica o Datafolha, que o aponta com 1% das intenções de votos (acima de 300 mil sufrágios), poderá ser presenteado em um eventual governo Dilma Rousseff. Não se descarta um ministério, como o dos Portos, onde o PSB, partido ao qual França é presidente estadual, já detém o comando.  Portanto, voltar à prefeitura vicentina é algo descartado, mas nada impede que ele indique – a exemplo do que fez com Tércio Garcia – um sucessor. Em 2008, ele apostou suas fichas em seu filho, Caio França, o mais votado à Câmara.
Por outro lado, o deputado estadual Luciano Batista (PSB), que andava preocupado com os desdobramentos da sua situação em razão de suas contas terem sido rejeitadas durante o período ao qual foi presidente do Legislativo vicentino, pode ganhar fôlego para 2012 caso seja reeleito. Nos bastidores, França e Batista já não nutrem a mesma amizade de outrora.
A disputa mais acirrada, porém, ficará em Santos. Pelo menos quatro candidatos a deputado sonham em ocupar (ou voltar a ocupar) o Palácio José Bonifácio a partir de 1º de janeiro de 2013. Beto Mansur (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Fausto Figueira (PT) e Telma de Souza (PT) precisam passar no vestibular deste domingo para suas pretensões ganharem fôlego.
E não basta ser eleito, mas também ter uma votação expressiva em Santos. Ficar pelo caminho significa receber um xeque-mate do eleitor.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.