Alexandre Gossn lança Santo Adamastor, seu quinto livro, neste sábado (16) | Boqnews

Literatura

13 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Alexandre Gossn lança Santo Adamastor, seu quinto livro, neste sábado (16)

Pesquisador e advogado, Alexandre Gossn traz nova obra para o público. Lançamento ocorre neste sábado (16), às 16 horas, na Livraria Realejo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Adamastor é um jovem que cresceu acreditando que seria um santo, convencido desde a infância por sua mãe de um destino sagrado.

Isso fez com que, já na fase adulta, ele se tornasse um fundamentalista capaz de chegar às últimas consequências para levar adiante sua fé e arregimentar e manter seus fiéis seguidores.

Esse é o enredo de Santo Adamastor (Autografia), uma trilogia que marca a estreia do escritor Alexandre Gossn na ficção.

O volume I – A Concepção – será lançado neste sábado (16), às 16 horas, na Realejo Livros, em Santos.

O texto original foi idealizado quando o escritor, hoje advogado e pesquisador, tinha 18 anos.

Ficou na gaveta por anos até que saiu do papel.

Neste primeiro livro da saga, o leitor é apresentado ao surgimento do personagem principal, do nascimento às passagens da infância e da juventude até a concepção e posterior formação de sua célebre e controvertida seita: A Seita Adamastoresca.

“É um livro de humor e ficção, embora tenha muita sátira”, explica o escritor.

Ele participou do Jornal Enfoque desta quarta-feira.

Pesquisador e escritor Alexandre Gossn falou de suas obras durante o Jornal Enfoque. Foto: Carla Nascimento

Estudo da alma humana

Ambientada nas Minas Gerais de décadas atrás, a história adota o microcosmos de uma pequena vila como palco e laboratório para estudar a alma humana.

A obra é recheada de referências a personagens conhecidos das artes e do pensamento humano, como Carl Jung, Sigmund Freud, Rita Lee e até o cantor Nelson Ned.

Cabe a aproveitadores e incautos que rodeiam o protagonista tentar dogmatizar os devaneios do suposto santo e, assim, forjar o adamastorismo, a “filosofia” que norteará as suas ações ao longo da trilogia, uma combinação do que há de pior no pensamento humano em matéria de fundamentalismo religioso e autoritarismo político.

Aliás, o tema do fanatismo pode ser considerado pesado para alguns leitores.

No entanto,  é preciso dizer que o autor não poupa nenhum tipo de extremismo ou absolutismo, visto que a história é costurada com uma ácida crítica social não só às religiões, mas também à política e até mesmo à Ciência.

O autor cuida, porém, para que a crítica e pensamento sirvam à história, usando o formato da sátira para refletir e, acima de tudo, para entreter quem se aventurar.

Por isso, mesmo nos momentos mais escatológicos, da trama (e não são poucos), a obra é conduzida com leveza, em tom claramente cômico e bem-humorado.

Entre uma risada e outra, Gossn tende a levar o leitor à reflexão sobre esses assuntos contemporâneos.

Além de Santos, o lançamento de Santo Adamastor, com palestra do autor, também está confirmado na 19ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), um dos eventos mais tradicionais de literatura do País.

Origem

Apesar desta ser a primeira obra de ficção de Gossn, que é autor de outros quatro títulos frutos de suas pesquisas acadêmicas, Santo Adamastor foi o início de sua prática como escritor e começou a ser planejado quando ele ainda tinha 18 anos.

Traz forte inspiração nos livros que leu na adolescência, como Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, Cândido, de Voltaire.

Além disso,  O Alienista, de Machado de Assis, sem deixar de lado lampejos do realismo fantástico de Gabriel Garcia Marques e de José Saramago.

Este último, autor com o qual o escritor guarda enorme carinho e identificação.

A ponto de participar de palestras sobre a obra de Saramago pela perspectiva das Ciências Sociais em festivais de literatura até mesmo em Portugal, terra natal de Saramago.

O autor lembra ainda que o primeiro volume levou 12 meses, entre elaboração e revisão.

Ele recebeu revisão  justamente por sua avó, Nona Vicentini, uma de suas maiores incentivadoras nas artes e sua primeira leitora, que morreu tempos depois da conclusão da trilogia.

Programa

Durante o programa, o autor falou de suas outras obras Chapados de Cloroquinha: a morte da empatia, Fascismo Pandêmico – Como uma ideologia de ódio viraliza? Um breve ensaio sobre a alma fascitoide.

Trata-se do seu maior sucesso até o momento, já traduzido para o Espanhol e Inglês.

Inclusive consta na Biblioteca do Congresso norte-americano.

Além de Cidadelas & Muros: Como o ser humano se tornou um animal urbano e o pioneiro, Liberdade, Metamoralidade & Progressofobia.

Não bastasse, atuou na coordenação do livro Projeto Ilumina – Relatos Sociais de Jovens Autores Brasileiros, elaborado com jovens alunos de uma escola pública de Guarujá.

Confira o programa

Sobre o autor

Alexandre Gossn é escritor, pesquisador da Universidade de Coimbra (UC), doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, advogado, mestre em Direito.

Além disso, participa dos mais importantes festivais literários do País.

Além de Santo Adamastor, publicou no Brasil, América do Sul, EUA, Canadá e Europa os livros Chapados de Cloroquina – a morte da empatia
(2021).

Além disso, Fascismo Pandêmico (2020), Cidadelas & Muros: como o ser humano se tornou um animal urbano (2020) e de Liberdade, Metamoralidade & Progressofobia (2019).

Aliás, os dois primeiros títulos selecionados para integrar o acervo da Library of Congress, em Washington (EUA).

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.