Conheça os perigos do sedentarismo para saúde | Boqnews
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Saúde

28 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça os perigos do sedentarismo para saúde

Especialistas dão dicas para melhorar qualidade de vida

Por: Vinícius Dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A prática de exercícios é cansativa, porém o sedentarismo traz bem mais prejuízos. Para ter noção, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui os índices de sedentarismo mais altos da América Latina.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos apresenta que 30% das pessoas não fazem qualquer tipo de exercício, porém quem faz é em número baixo.

Mas, afinal o que é o sedentarismo e como ele pode afetar a saúde?

Segundo a nutricionista Raisa Barragam, sedentarismo é a ausência de atividade física na rotina de uma pessoa. “Podemos dizer que, para não ser considerado uma pessoa sedentária, precisa ter um gasto superior a 2.200 kcal ao dia”.

Riscos

Contudo, uma vida sedentária leva a pessoa a um maior risco de ter um AVC, insuficiência renal crônica, doenças do coração, problemas de visão e possuir uma doença crônica como a obesidade.

Os principais riscos do sedentarismo para a saúde é a perda de massa magra (musculatura). Isso provoca fadiga extrema, dores nas articulações, sonolência, aumento de apetite entre outros.

Raisa também menciona que sono, cansaço excessivo, dores ao subir escada, amarrar o sapato ou pegar uma criança no colo, por exemplo, são alguns sinais e sintomas que podem indicar que uma pessoa está levando um estilo de vida sedentário.

Além disso, ela informa que muitos casos de insônia têm aparecido pela falta de atividade física.

 

Alimentação

Um ponto importante para controlar o sedentarismo é a alimentação. De acordo com a nutricionista uma pessoa sedentária normalmente não se preocupa muito com este ponto.

“É inevitável você iniciar uma reeducação alimentar sem pensar em atividade física e vice versa. Alimentos ultraprocessados são ausentes de nutrientes, principalmente fibras que trazem saciedade. Normalmente estes alimentos são fonte de carboidratos simples, trazendo uma energia momentânea e o organismo logo precisará de mais alimentos. Você se vê em um ciclo vicioso de má alimentação e compensação.”

 

Como melhorar a saúde?

Conforme Raisa, o planejamento é essencial para estratégias de nutrição das pessoas que desejam melhorar sua saúde.

“Comece fazendo uma listinha de alimentos frescos e observe para que sua geladeira esteja mais abastecida do que seu armário. Esqueça aquele famoso: começo na segunda-feira. Qualquer dia é dia para mudanças”.

Ela também ressalta sobre possuir boas fontes de carboidratos como frutas e grãos integrais, proteínas magras como ovos, frango e peixe.

Além de gorduras boas do abacate e coco; as fibras como folhas escuras e legumes variados.

 

Jovens

Outro ponto relevante é a saúde dos jovens, em que pais e parentes podem servir de exemplo na alimentação. “Nossa casa precisa ser um ambiente saudável pelo menos na rotina do dia a dia. Pensando em lanches escolares, por exemplo, hoje a maioria das cantinas, infelizmente, não ofertam alimentos saudável.

As crianças e adolescentes encontram facilmente refrigerantes, salgadinhos e doces para comer todos os dias na escola. O que precisamos calcular e refletir quantos dias da vida daquele ser ele está se alimentando mal”.

 

Saúde mental

Assim como a saúde física, a mental é indispensável. Quem aborda mais esse aspecto é a terapeuta multidimensional Valéria Cabral.

Ela expõe que a rotina diária e o dia a dia muitas vezes coloca as pessoas em situações de extremo cansaço, físico e mental.

Com o sedentarismo prolongado e a vida focada apenas nos compromisso e responsabilidades, aos poucos resultam na possibilidade do indivíduo desenvolver ansiedade e depressão.

Porém, como aplicar técnicas terapêuticas para melhorar a saúde mental? Sobre mudança de comportamento, ela indica que meditação, respiração consciente, liberação de crenças limitantes e trabalho da melhora da autoestima serão pontos fundamentais para que se inicie um processo de transformação da pessoa.

 

Atividade física

Tratando de sedentarismo, não é só a alimentação adequada, mas a atividade física é primordial.

Segundo o personal trainer Rafael Augusto, os benefícios da atividade física é o aumento da produção de endorfina e serotonina. “Isso ocorre em razão de hormônios que são responsáveis pela sensação de bem-estar e satisfação a quem pratica exercícios e assim se sente mais disposto”.

Mas por conta da rotina de muitos que não conseguem organizar o horário, o personal explica como montar um programa de exercícios adequado.

“Nesse caso, o primeiro passo seria fazer uma anamnese (avaliação física e para saber se tem alguma comorbidade). Assim, o profissional já irá adequar o melhor treinamento. A pessoa sedentária pode fazer qualquer modalidade, no início de maneira adaptada e aos poucos vai se condicionando”.

Sobre estratégias para adotar um estilo de vida saudável, ele acredita que seria o incentivo de amigos e parentes para iniciar a prática de atividades físicas.

“Não importa qual seja a atividade, como andar de bike, caminhada na praia, academia, pilates. O importante é achar algo que se sinta bem”

Desse modo, o sedentarismo, assim como a obesidade e outros riscos à saúde, são assuntos urgentes e que precisam ser discutidos no cenário familiar.

Portanto, com diálogo e incentivo, o estilo de vida no que se refere a saúde tende a melhorar e também reduzir os riscos de doenças e problemas de saúde.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.