Túnel usará recursos da autoridade portuária e do governo federal | Boqnews
Nova diretoria da SPA. Foto: Divulgação/SPA

Autoridade Portuária de Santos

20 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Túnel usará recursos da autoridade portuária e do governo federal

Ministro Márcio França adiantou algumas ações e desafios que a nova gestão da Autoridade Portuária de Santos terá, com destaque para o túnel Santos-Guarujá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após 110 dias da posse do novo governo federal, a diretoria da SPA – Santos Port Authority tomou posse.

As mudanças não ocorrerão apenas no perfil dos profissionais, mas também no nome da empresa, que deverá a se chamar Autoridade Portuária de Santos (APS), tradução do atual nome em inglês, alterado na gestão anterior.

A ação contou com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.

Ele concedeu entrevista coletiva no final da tarde de hoje, na sede da empresa, em Santos, no litoral paulista.

Portanto, entre os destaques apresentados pelo ministro ao lado do novo presidente da empresa, o advogado Anderson Pomini, e seus diretores, França enfatizou que o governo irá concretizar o sonho do túnel Santos-Guarujá, cujo traçado ainda não foi determinado.

Dessa forma, o montante ultrapassa R$ 3,5 bilhões.

Além disso, usará recursos da própria administradora portuária e do Governo Federal.

Depois será discutida a forma de sua operacionalização.

Ou seja, por meio de PPP – Parceria Público-Privada ou por concessão.

Portanto, todos os nomes foram chancelados pelo Governo Federal e pelo Conselho de Administração da empresa nesta quinta (20)

Não bastasse, França falou da importância de trabalhar pela expansão sustentável do Porto de Santos; atingir metas, como os 17 metros de calado; valorizar trabalhadores e operadores em busca do aumento da produtividade e da geração de empregos.

Além disso, promover a relação Porto-Cidades e garantir a soberania dos serviços essenciais sob a gestão do maior porto do Hemisfério Sul.

Assim, a nova diretoria da SPA (futura APS) se completa com a aprovação da advogada Bernadete Bacellar do Carmo Mercier para a diretoria de Administração e Finanças.

E ainda: do engenheiro Carlos Magano, para Infraestrutura; do engenheiro Eduardo Lustoza, para Desenvolvimento de Negócios e Regulação, e do engenheiro Antônio de Pádua de Deus Andrade, para Operações.

Mantida como órgão estatal

“A Autoridade Portuária será mantida como órgão estatal, o que assegura a manutenção da prestação dos serviços essenciais e estratégicos para o principal equipamento de infraestrutura e logística de transporte do Brasil”, enfatizou.

“Vamos dar continuidade aos processos de concessão dos terminais, dos serviços de dragagem por um período maior, atender às necessidades de evolução tecnológica, melhorar a zeladoria do Porto e seus acessos, viabilizar o túnel Santos-Guarujá e a revitalização do Cais do Valongo”, diz.

“Para tanto, já estou em contato com as principais lideranças do setor, conforme orientação do ministro Márcio França, um entusiasta do Porto de Santos e filho do litoral, a quem agradeço a oportunidade e confiança pela importante missão designada”, afirmou Pomini.

Além disso, França ressaltou a importância da experiência jurídica do novo presidente para destravar questões relevantes, como o túnel.

“Temos várias situações no Porto que dependem de soluções jurídicas e que exigem capacidade de diálogo, que Pomini tem plenas condições de encontrar, sempre valorizando a importância desta companhia, que fazemos questão de chamar de Autoridade Portuária de Santos”, diz.

Em entrevista ao lado dos novos diretores, o ministro Marcio França adiantou pontos das futuras ações da nova autoridade portuária, que deverá mudar de nome. Foto: Fernando De Maria

Nova equipe

O novo presidente Anderson Pomini é advogado, com vasta experiência em Direito Público, Constitucional, Político e Eleitoral.

Além disso, mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, com especialização em Direito Constitucional e Político.

Tem graduação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/SP e pela Escola Judiciária do TRE/SP.

Por sua vez, foi secretário de Justiça do município de São Paulo; secretário parlamentar na Câmara dos Deputados.

E ainda: atuou na OAB/seção SP, e fundou o escritório de advocacia Pomini Sociedade de Advogados.

Tem especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Estado de São Paulo do Tribunal Regional Eleitoral e larga experiência na área do Direito Público.

A nova diretora de Administração e Finanças, a advogada e professora universitária Bernadete Mercier.

Além disso, ela já foi superintendente e gerente jurídica da APS e secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Vicente em duas gestões e assessora parlamentar de Márcio França quando ele exerceu mandato de deputado federal.

É professora da Universidade Santa Cecília.

Outros diretores

O novo diretor de Desenvolvimento, Negócios e Regulação, Eduardo Lustoza, é engenheiro, mestre em Engenharia Mecânica.

E ainda: pesquisador pela Universidade Santa Cecília, já atuou em empresas do Porto, foi consultor portuário e porta-voz da Campanha Vou de Túnel.

O novo diretor de Infraestrutura, Carlos Eduardo Bueno Magano, é engenheiro civil, foi diretor da antiga Codesp.

Também diretor de grandes empresas de logística, consultor portuário, ex-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp) e acumula vasta experiência no setor.

Por sua vez, o novo diretor de Operações, Antônio de Pádua Deus de Andrade, é engenheiro com pós-graduação em Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas.

Assim, foi ministro da Integração Nacional, diretor de Engenharia da antiga Codesp, secretário de Transportes no Pará.

Além disso, comandou obras de porte em todo o País, como a transposição do Rio São Francisco.

Leia mais

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.