A Prefeitura de Guarujá formaliza a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá na próxima terça-feira (27), às 10 horas, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Av. Santos Dumont, 800, Santo Antônio).
Na ocasião, o prefeito Válter Suman e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, anunciarão o cronograma das intervenções.
A esperada concretização deste processo se deu após articulações de Suman, em Brasília, culminando com a assinatura de portaria conjunta do Comando da Aeronáutica (Comaer) e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), nesta sexta-feira (23).
O Município dependia deste expediente para lançar a Ordem de Serviço para as obras, uma vez que a Base Aérea é uma área militar.
O dispositivo determina as diretrizes do zoneamento do local, segregando as atividades civis e militares.
A portaria já consta do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, mantido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O documento tem a assinatura do chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida,
Vistoria técnica
Num segundo momento, após a formalização da Ordem de Serviço pelo Município, Suman receberá o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, para uma vistoria técnica na Base Aérea, em Vicente de Carvalho, onde os trabalhos serão desenvolvidos.
A data ainda será definida entre Ministério e Prefeitura.
O prefeito esteve na capital federal na última quinta-feira (22), acompanhado de Adilson e da secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti.
“É a concretização de um sonho de quase um século, essencial para fomentar um novo ciclo de desenvolvimento não só para Guarujá, mas toda a Baixada Santista e o Estado de São Paulo”, afirma o prefeito Válter Suman.
Intervenções
Assim, as obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem e devem se iniciar na primeira quinzena de março.
Além disso, estão incluídas intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional.
E ainda: barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no Aeroporto.
Aliás, o projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases.
Assim, a empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada vencedora no último dia 2 de dezembro.
A empresa atendeu todas as exigências do edital e custeará as intervenções necessárias, orçadas em R$ 19 milhões, investimento do Governo Federal.
Terminal de passageiros
Dessa forma, após a execução dos serviços, conclui-se a primeira fase e, na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
Assim, o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, estima a conclusão da primeira fase de obras no segundo semestre deste ano.
“O prazo de execução dessa etapa é de aproximadamente seis meses. Enquanto isso, o projeto do terminal de passageiros, segunda fase das obras, segue em curso”, pontuou o secretário.