Muitas vezes as mulheres protegem o corpo e o rosto das altas temperaturas no verão, mas esquecem da região íntima, uma parte muito delicada do corpo que exige atenção.
Dessa forma, a Dra Sandra Rios, ginecologista e Embaixadora da A Sós, explica que a região genital externa feminina, chamada vulva, possui inúmeras glândulas que produzem óleo e suor, e a saúde dessa região é essencial para manter a qualidade de vida, elevar a autoestima e deixar as mulheres seguras durante todo o dia.
Portanto, com as elevadas temperaturas que estamos vivendo, a região genital tende a aumentar o suor, odores desconfortáveis, irritações, inflamações vaginais, além da temida candidíase e das irritações na região perineal externa, por conta de depilações íntimas e atritos de roupas.
Para evitar os desconfortos, a Dra. Sandra dá algumas dicas simples, mas fundamentais.
Calcinhas de Algodão
Sabemos que a calcinha faz parte da conquista na cama e que uma linda lingerie tem seu valor. Mas, para o dia a dia o ideal é optar por peças mais confortáveis e confeccionadas em algodão, elas ajudam a evitar as irritações. Não ser apertada e ter cor neutra, também garantem o maior conforto. Peças de lycra, nylon e microfibra não deixam a área respirar e isso não é bom para a região.
Sem absorventes diários
O uso diário de protetores não é uma boa escolha. Eles abafam a região, que é úmida, e podem contribuir na proliferação de bactérias que costumam ser anaeróbicas, ou seja, não precisam de oxigenação. O oxigênio favorece a esterilização dessas bactérias e o absorvente diário diminui essa oxigenação e pode provocar corrimentos e infecções.
Hidratação
Da mesma forma que a pele do corpo recebe hidratação, a pele da vulva também precisa ser hidratada. O uso de produtos dermocosméticos íntimos são super indicados, principalmente aqueles que tenham componentes como: óleo de coco, chá-verde, camomila, barbatimão, malva e outros que possuam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses componentes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de evitar e combater infecções, aliviar coceiras e eliminar odores desconfortáveis.
Dormir sem calcinha
Após a higiene noturna o aconselhável é não usar calcinha. Esse simples ato permite a manutenção dos lactobacilos naturais da vagina que atuam como um sistema de defesa, mantendo assim o micróbio vaginal.
Sabonete Líquido
Esse produto é um importante aliado para a higiene genital diária. Ele auxilia na proteção da região íntima, prolonga a sensação de frescor e limpeza por muito mais tempo, além de equilibrar o pH local. Busque produtos com ativos naturais e sem álcool. Essa higiene deve ser feita sempre após urinar, evacuar e na troca dos absorventes e/ou coletores.