Sem fiscalização, abusos de patinetes deixam uma vítima na orla de Santos | Boqnews
Modelos se espalham em pontos dos jardins da orla, ocupando área pública, mas sem qualquer autorização para esta finalidade. Foto: Nando Santos

Segurança

31 DE JANEIRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Sem fiscalização, abusos de patinetes deixam uma vítima na orla de Santos

Caso aconteceu no último domingo (28)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No último domingo (28), uma mulher sofreu acidente por um patinete elétrico em Santos.

A Santa Casa de Santos, por meio de sua assessoria de Comunicação, informou que a paciente deu entrada no hospital na noite de domingo (28), trazida pelo resgate, em protocolo de trauma.

Desse modo, no momento ela encontra-se internada, recebendo toda a assistência da equipe multiprofissional.

Sendo assim, basta andar pela orla da praia assim como em diversos pontos de Santos para observar esses patinetes estacionados.

Além disso, conforme apurado pelo Boqnews, a empresa desses patinetes que opera em diversos países e recentemente chegou ao Brasil, não possui sequer alvará de funcionamento nem autorização pública por ocupar área coletiva.

Prefeitura responde

A Prefeitura de Santos informa que o caso mencionado não foi registrado pela CET-Santos e/ou pela Guarda Civil Municipal (GCM), bem como ambos os órgãos municipais não foram acionados nem pela referida vítima e nem pelas autoridades policiais, que respondem pela investigação dos acidentes de trânsito e eventual penalização dos autores. O Samu de Santos também não atendeu a referida ocorrência.

Sobre a fiscalização do trânsito, a Prefeitura responde que na malha urbana é dinâmica, assim como as rondas da GCM.

Desse modo, a CET-Santos disponibiliza o telefone 08007719194 para comunicação de ocorrências. Já a GCM pode ser acionada pelo telefone 153, e a PM pelo telefone 190.

No entanto, se a vítima tentar entrar em contato com a empresa, não terá sucesso, visto que a mesma não tem qualquer identificador nem telefone de contato para eventual problema.

Além disso,  sobre a circulação de patinetes elétricos, os usuários devem seguir as regras previstas em lei federal, que são:

– em áreas de circulação de pedestres, a velocidade máxima é 6 km/h;

– em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, velocidade máxima de 20km/h;

– em vias com velocidade máxima regulamentada de até 40 km/h, pelo bordo da pista (desde que a via não possua ciclovia, ciclofaixa ou ciclorrota).

 

*A equipe do Jornal Boqnews entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), porém até o momento não obteve retorno.

Leia mais

Patinetes invadem vias públicas sem alvará, tributação nem fiscalização

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.